Venda mundial de PDAs cresce 32% no 3º trimestre, afirma Gartner

0

O Gartner revela que o rápido crescimento da oferta de dispositivos que combinam as funcionalidades de PDA e celular num único aparelho impulsionou a venda de PDAs em todo o mundo, que chegou a 4,5 milhões de unidades no terceiro trimestre. O resultado é 32% superior ao registrado no mesmo período de 2005. Além disso, a média de preço de venda de PDAs foi 13% menor que a registrada no terceiro trimestre do ano passado.

Parte desse crescimento é credita por Todd Kort, principal analista do grupo de plataformas de computação do Gartner, ao lançamento de um grande número de modelos de dispositivos combinados PDA/telefone celular, que passaram a ser oferecidos aos assinantes de forma subsidiada pelas operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Ele estima que 62% de todos os PDAs vendidos no terceiro trimestre deste ano ofereciam funcionalidades de telefone celular, um crescimento de nada menos que 49% em relação ao mesmo período do ano passado.

De acordo com o Gartner, somente o RIM BlackBerry, o modelo mais popular de PDA com funções de celular, contabilizou um crescimento de 21% nas vendas mundiais no trimestre. Além disso, o modelo tradicional de PDA da RIM, que teve crescimento de 10% no período, cada vez mais vem sendo substituído pelo smartphone. Segundo o estudo, no terceiro trimestre foram vendidos mais de 514 mil BlackBerry em todo mundo, um incremento de 188 mil em comparação com um ano atrás. A Palm por sua vez, segundo o instituto, vem perdendo terreno no mercado porque não oferece nenhum modelo que combine PDA/telefone celular.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.