O Gartner revela que o rápido crescimento da oferta de dispositivos que combinam as funcionalidades de PDA e celular num único aparelho impulsionou a venda de PDAs em todo o mundo, que chegou a 4,5 milhões de unidades no terceiro trimestre. O resultado é 32% superior ao registrado no mesmo período de 2005. Além disso, a média de preço de venda de PDAs foi 13% menor que a registrada no terceiro trimestre do ano passado.
Parte desse crescimento é credita por Todd Kort, principal analista do grupo de plataformas de computação do Gartner, ao lançamento de um grande número de modelos de dispositivos combinados PDA/telefone celular, que passaram a ser oferecidos aos assinantes de forma subsidiada pelas operadoras de telefonia móvel em todo o mundo. Ele estima que 62% de todos os PDAs vendidos no terceiro trimestre deste ano ofereciam funcionalidades de telefone celular, um crescimento de nada menos que 49% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com o Gartner, somente o RIM BlackBerry, o modelo mais popular de PDA com funções de celular, contabilizou um crescimento de 21% nas vendas mundiais no trimestre. Além disso, o modelo tradicional de PDA da RIM, que teve crescimento de 10% no período, cada vez mais vem sendo substituído pelo smartphone. Segundo o estudo, no terceiro trimestre foram vendidos mais de 514 mil BlackBerry em todo mundo, um incremento de 188 mil em comparação com um ano atrás. A Palm por sua vez, segundo o instituto, vem perdendo terreno no mercado porque não oferece nenhum modelo que combine PDA/telefone celular.