A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados realiza nesta terça-feira, 29, audiência pública para analisar as constantes queixas de consumidores relativas à prestação de serviços das operadoras de telecomunicações. A audiência era para ter ocorrido na semana passada, mas acabou sendo adiada.
O debate foi proposto pelos deputados Nelson Marchezan Junior (PSDB-RS) e José Carlos Araújo (PSD-BA). Eles afirmam que o investimento das grandes empresas em infraestrutura não tem acompanhado o crescimento de sua base de clientes, o que tem provocado um número crescente de reclamações. Por outro lado, afirmam os deputados, a fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) é ineficaz.
Foram convidados para participar do debate o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, a diretora do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, Juliana Pereira da Silva, o presidente da Anatel, João Batista de Rezende, o presidente da TIM, Luca Luciani, o presidente da Claro, Carlos Santos, o presidente da Oi, Francisco Valim, e o presidente da Telefônica Vivo, Antônio Carlos Valente Silva. As informações são da Agência Câmara.