A nova edição do estudo Mobility Report da Ericsson traz dados importantes sobre o 5G. Espera-se, segundo o estudo, que, até o fim de 2024, mais de 40% da população mundial terá cobertura 5G, ultrapassando a marca de 1,5 bilhão de assinaturas em banda larga móvel. Isso fará do 5G a tecnologia de celular mais rápida a ser lançada em escala global.
A América do Norte e a região nordeste da Ásia vão liderar a adoção do novo sinal: estima-se que as assinaturas 5G correspondam cerca de 55% e 43% de todas as assinaturas móveis até o fim de 2024, respectivamente. Na Europa Ocidental, este número deve chegar a 30%.
A adoção das tecnologias NB-IoT e Cat-M1 está impulsionando o crescimento do número de conexões de IoT de celular em todo o mundo. Das 4,1 bilhões de conexões de IoT celular previstas para 2024, a região nordeste da Ásia deve responder por 2,7 bilhões – um número que reflete tanto a ambição quanto o tamanho do mercado de IoT celular nessa região.
O tráfego de dados móveis no terceiro trimestre de 2018 cresceu cerca de 79% ano a ano, a maior taxa desde 2013. Isso se deve grande parte ao alto número de uso de smartphones pelo mundo, principalmente na China.
A América do Norte ainda tem o maior tráfego de dados por smartphone, com 8,6 gigabytes por mês até o final deste ano – o que pode ser comparado ao streaming de vídeo HD por mais de 12 horas por mês. Entre 2018-2024, o tráfego total de dados móveis deverá aumentar em um fator de cinco, com as redes 5G projetadas para transportar 25% de todo o tráfego móvel até o final do período.