Consulta pública para ferramentas de gestão de portais do governo vai até março

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Encerra no dia 1º de março a consulta pública sobre a Cartilha de Comparativo de Sistemas de Gestão de Conteúdo. Aberta desde o dia 21 de dezembro pelo Ministério do Planejamento, o objetivo é que órgãos do governo federal e a sociedade civil opinem no portal do Governo Eletrônico (e-Gov) para ajudar os parlamentares a consolidar um documento sobre os sistemas de gestão de conteúdo utilizados para administração, manutenção e atualização de páginas na internet.

A cartilha faz parte do projeto Padrões Web em Governo Eletrônico (e-PWG), e fornece recomendações de boas práticas na área digital com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos públicos. As contribuições devem ser feitas por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível no portal do e-Gov.

Para manter o alinhamento com as diretrizes do programa, a cartilha disponibiliza somente opções de programas com o código aberto ou de soluções do Portal do Software Público Brasileiro (SPB). Com a participação dos diversos agentes da sociedade, a equipe técnica do programa espera conseguir  novas atualizações e indicações de sistemas adequados.

Conforme esclarece o secretário de logística e TI do Ministério, Delfino Natal de Souza, não há intenção de padronizar a administração pública federal os Sistemas de Gestão de Conteúdo (SGC) listados. "A diversidade das necessidades dos portais mantidos pelos órgãos públicos é ampla demais para ser contida em apenas uma solução", explica.

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