A Cobli, FleetTech, está impulsionando a eficiência operacional e otimizando o modo de condução de motoristas de diversas empresas, como é o caso da Azza Telecom – provedora de serviços de internet residenciais e corporativos. Após a adoção da Cobli Cam, solução de videotelemetria, a companhia aumentou em 19% o tempo produtivo de sua operação e registrou uma redução de 65% nos comportamentos de risco ao volante.
A Azza vem apresentando um crescimento acelerado em sua base de clientes e, recentemente, atingiu a marca de mais de 145 mil clientes espalhados por mais de 40 cidades do interior de São Paulo. O crescimento trouxe um grande desafio logístico: garantir cada vez mais produtividade nos times de campo sem comprometer a qualidade ou a segurança dos envolvidos.
"Com a expansão da empresa cresceu a necessidade de evoluirmos a gestão da frota para atender nosso cliente com mais rapidez e qualidade. Precisávamos melhorar o tempo das ordens de serviço do time de campo, além de melhorar o modo de condução e uso do veículo, reduzir riscos de trânsito e custos desnecessários", afirma Vander Stephanin, vice-presidente Comercial.
Para responder esses objetivos, a implementação da videotelemetria foi a melhor opção: a empresa conseguiu visibilidade de dados importantes para a eficiência operacional do campo e conquistar benefícios, como:
Eliminação de gastos excessivos com combustível, manutenção e custos administrativos.
Melhor experiência, atendendo as expectativas dos seus clientes.
Identificação de melhorias, aumentando serviços e entregas.
A tecnologia da Cobli possibilitou administrar ordens de serviço planejadas versus ordens de serviço realizadas, desvios da rota e uso fora dos horários planejados. A plataforma ainda possibilitou uma integração descomplicada com sistemas de mercado necessários para a operação. Com isso, simplificou-se a gestão e aumentou a atuação dos gestores junto aos times de campo, o que resultou na queda de 15% no número diário de paradas por motoristas e redução de 19% na distância percorrida.
A segurança do motorista e o cuidado com o veículo eram pontos que também precisavam ser endereçados. Para melhorar o comportamento ao volante, foram implementados alertas sonoros na cabine dos veículos, que emitem avisos automaticamente diante de situações perigosas como distração, distância insegura do veículo à frente, excesso de velocidade, entre outros.
Os vídeos captados pelas câmeras com inteligência artificial embarcada passaram a oferecer uma visibilidade ainda mais detalhada para o gestor. Assim, com base nas práticas reais de sua equipe de motoristas, é possível priorizar ações mais urgentes a serem revertidas e aplicar feedbacks e treinamentos customizados de melhoria contínua.
As ações para melhorar o modo de condução do condutor já se traduzem em resultados positivos para a operação: houve uma queda de 65% de comportamentos de risco e, em quatro meses, diminuiu pela metade a quantidade de ocorrências de risco por quilômetro rodado.
"Ao unirmos nossas tecnologias avançadas em IoT, Inteligência Artificial e Big Data com as necessidades da Azza não apenas aprimorando tornando viável um caminho para uma direção mais focada e cuidadosa. Esses pontos impactam diretamente no bolso das empresas. Corrigir imprudências significa reduzir gastos com eventuais sinistros, multas e consumo excessivo de combustível", afirma Rodrigo Mourad, presidente e cofundador da Cobli.
A plataforma de inteligência também desempenhou um papel importante no controle do motor ocioso dos veículos, ou seja, quando o veículo está ligado, porém não está em movimento. Com a administração via planilhas e relatórios de acompanhamento, a Azza conseguiu diminuir custos desnecessários onde antes existia uma miopia de gastos, conquistando uma redução significativa de 27% no tempo de motor ocioso. "Há mais de 13 anos temos nos dedicado a entregar a melhor internet para os brasileiros, abrangendo mais de 40 cidades no interior de São Paulo. Essa colaboração estratégica com a Cobli reflete nosso compromisso com a inovação contínua e o resultado disso não poderia ser diferente. Estamos confiantes com o impacto positivo que já obtivemos e com os que ainda virão", ressalta o vice-presidente da Azza.