A crescente preocupação com as mudanças climáticas impulsiona a busca por soluções sustentáveis, especialmente no âmbito empresarial. A Mignow, empresa especializada em atualização de software SAP, emerge como uma facilitadora na redução de emissões de carbono por meio de avanços na eficiência energética.
O evento anual COP 28, realizado em Dubai de 30 de novembro a 12 de dezembro, reúne representantes de 190 países com o objetivo de estabelecer compromissos para conter o avanço do aquecimento global. A Mignow destaca-se nesse contexto, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa através da otimização do sistema de grandes empresas.
De acordo com a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (CQNUMC), a urgência em abordar as mudanças climáticas é evidente, considerando que, em 17 de novembro, a temperatura média global atingiu 2,7°C acima dos níveis pré-industriais (1850-1900) pela primeira vez, ultrapassando 2,0°C a temperatura média global, superando o limite estabelecido pelo Acordo de Paris de 1,5°C.
Uma pesquisa da Climate Accountability Institute mostrou que apenas 20 empresas emitem mais de um terço dos gases causadores do efeito estufa em todo o mundo desde 1965. Portanto, a responsabilidade corporativa é crucial na luta contra as emissões, e a Mignow destaca-se ao oferecer soluções, como evidenciado no Case Carrefour, onde a hospedagem em nuvem resultou em uma redução de 45% no consumo de energia, 30% nos custos operacionais, além da diminuição das emissões de carbono.
Considerando que o consumo de energia utilizado pelas empresas é grande, assim como a emissão de gases de efeito estufa, a otimização do sistema destas empresas pode significar um avanço na direção dos cuidados com o meio ambiente. Isso significa que trazer esta economia para o maior número de empresas possível teria um impacto notável.
A migração para a nuvem é uma peça-chave na estratégia da Mignow, reduzindo significativamente a necessidade de servidores fixos. Guilherme Joventino, Co-fundador e COO da Mignow, enfatiza: "A Mignow encurta a jornada de migração, levando as organizações a um ambiente mais eficiente em termos de recursos, otimizando não apenas os servidores, mas também o consumo de energia. Uma ação que antes levaria aproximadamente duas horas de gasto de energia, com o S/4HANA leva 20 ou 30 minutos para ser realizado".
Ao acelerar processos internos, como fechamento de caixa e folha de pagamento, a Mignow promove uma economia expressiva de tempo e energia. Guilherme Joventino ressalta que a redução do tempo gasto em processos, como com o S/4HANA, resulta em uma economia considerável de energia e de gás carbônico, o que é fundamental para o meio ambiente, que é impactado diretamente por estas reduções, uma vez que o consumo de energia é a maior fonte antrópica das emissões de gases de efeito estufa, grande causador da poluição atmosférica.
O quesito de atualização também é fundamental, uma vez que a tecnologia ligada ao SAP está em constante evolução, trazendo novas funcionalidades que auxiliam nos processos internos. "A migração e a utilização do Software por assinatura da Mignow, que garante a constante atualização do sistema, garantem mais recursos tecnológicos em favor da organização e de seus colaboradores. Esta resposta varia de acordo com o setor da organização, porém os benefícios são sempre significativos em relação tanto a economia de energia, quanto a redução da emissão de Carbono", conta o executivo.
A empresa destaca ainda a importância da atualização contínua do software, proporcionando não apenas eficiência operacional, mas também contribuindo para a redução da pegada de carbono. Joventino destaca que a migração para o S-4HANA é uma decisão crucial para o meio ambiente, considerando que aproximadamente 40.000 empresas no ecossistema SAP precisam de atualização.
Diante da meta apresentada pelo Brasil na COP 28 de reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 53%, a Mignow reforça a importância do compromisso coletivo das empresas para alcançar esse objetivo.