O Itaú Unibanco anuncia a aquisição de participação na startup NeoSpace, voltada para o desenvolvimento de modelos fundacionais de inteligência artificial generativa para o setor financeiro. Com o acordo, o Itaú adquire participação de 15% do capital da companhia, em uma rodada liderada pelo banco e estimada em USD 18 milhões, sendo USD 15 milhões desse total aportados pelo Itaú.
Além do investimento, o Itaú e a NeoSpace firmam um acordo comercial relevante que envolve o uso dos modelos base da NeoSpace e o desenvolvimento conjunto de produtos exclusivos que serão embarcados na experiência digital do Itaú para alavancar a personalização de soluções, produtos e serviços para clientes do varejo.
A iniciativa visa acelerar a agenda baseada em inteligência artificial, à medida em que o Itaú alavanca a NeoSpace como um investidor estratégico, com olhar para o desenvolvimento e a expansão dos negócios da companhia no Brasil e no exterior. Há, ainda, previsão de ampliar o uso das soluções de IA criadas pela NeoSpace de forma substancial nos próximos anos.
Diferentemente dos modelos generalistas de linguagem disponíveis no mercado, a NeoSpace se destaca na criação de modelos de linguagem especializados e verticais, projetados para atender às demandas específicas e reais das empresas.
"Nossos modelos são desenvolvidos para compreender profundamente as necessidades e comportamentos dos clientes, identificar oportunidades de personalização, além de alavancar a eficiência operacional. Essa abordagem não apenas aprimora a experiência do cliente, mas também impulsiona a otimização dos processos de negócio, gerando resultados concretos e mensuráveis", explica Bruno Pierobon, fundador da NeoSpace.
Com a parceria, o Itaú terá condições de aprimorar e complementar a forma como utiliza ferramentas conversacionais para sugerir insights sobre a gestão de finanças, baseado no histórico ou interesse de cada ciente, por exemplo. Os produtos desenvolvidos pela NeoSpace exclusivamente para o Itaú também poderão agilizar o processo e aperfeiçoar a gestão e modelagem de crédito do banco, dentre outras possibilidades.
Essa rodada também conta com a participação de quatro dos mais respeitados investidores-anjo do mundo: Micky Malka (Ribbit), Martin Escobari (General Atlantic), Nigel Morris (QED) e Hans Morris (NYCA).