A IBM está expandindo sua iniciativa acadêmica com um novo programa que promove sua tecnologia Watson Analytics, baseada em linguagem natural para ajudar os professores ensinar os alunos a transformar dados em insights sem necessidade conhecimento profundo da ciência de dados. Ao mesmo tempo lançou uma nova versão da plataforma para estudantes.
O déficit de competências em análise é bem conhecido – e não apenas em TI. O Gartner prevê que a demanda de cientistas de dados vai crescer cinco vezes mais rápido do que a capacidade de formação desses profissionais até 2017.
O Programa Acadêmico Analytics Watson prevê formar mais de 140 mil estudantes em universidades líderes em todo o mundo. Ele fornece para universidades qualificadas um kit de capacitação que inclui conjuntos de dados de amostra; um curso on-line; pastas de trabalho do estudante; tutoriais em vídeo e programas de estudos pré-formatdos para ajudar professores atualizar seus planos de aula. O programa também inclui uma licença de um ano de Watson Analytics Professional Edition para até 100 usuários, sem nenhum custo.
Com estas ferramentas, cerca de 400 universidades já estão usando Watson Analytics para aumentar cursos de análise de dados e, em alguns casos, criar completamente novos programas de análise.