A evolução tecnológica transformou essencialmente a maneira como os negócios operam, competem e se conectam com os públicos de interesse. É inegável: a comunicação com excelência é um dos principais fatores para a construção de um bom relacionamento com o seu público-alvo e decisivo para o sucesso das empresas.
Segundo um estudo realizado pelo centro de pesquisa Statista, o Brasil é o país que mais utiliza o WhatsApp fora do continente asiático: são aproximadamente 147 milhões de usuários, o que corresponde a 55% do total de pessoas que usam o aplicativo em toda a América do Sul. Além disso, entre aqueles que têm o WhatsApp instalado no smartphone, 86% utilizam ele para troca de mensagens diárias.
Com tamanha popularidade da plataforma, as empresas devem investir em ferramentas que ajudem a oferecer um atendimento melhor, de alta qualidade, eficiente, prático e ágil visando melhorar a experiência de seus clientes por meio de estratégias que fortaleçam a relação com eles durante e após a jornada de compra.
Atendimento assertivo
O WhatsApp é popular entre todas as gerações e oferece às marcas a oportunidade de apresentar ao cliente de maneira ágil o que ele precisa ou deseja. Para isso, os recursos de chatbots e de inteligência artificial (IA) generativa têm se tornado importantes aliados, pois eles permitem que o atendimento ao consumidor aconteça de forma automatizada, personalizada e direcionada para atender às suas reais necessidades.
Para Ary Vilhena, CEO da Smartspace by Digivox, o uso de novas tecnologias por meio de aplicações de mensageria como o WhatsApp oferece um grande ganho no relacionamento entre marca e consumidor. "Conectar pessoas usando a tecnologia é a nossa missão há quase duas décadas. Acreditamos em soluções capazes de realizar atendimentos dos mais complexos aos mais simples para diferentes gerações", afirma.
No cenário digital, a disputa pela atenção do público é cada vez mais acirrada e nesse contexto, a comunicação personalizada e instantânea ganha relevância. De acordo com Vilhena, é possível criar um ambiente que favoreça a associação da marca por meio de ferramentas de comunicação que já fazem parte do dia a dia do cliente. "O WhatsApp é uma plataforma excelente para fortalecer a relação e nutrir uma sensação de proximidade e humanização mais eficiente", afirma.