O CV iDEXO, fundo de corporate venture capital da TOTVS gerido pela Citrino Ventures, anuncia o investimento de R$ 12 milhões na agtech Cromai. Fundada em 2017, a startup se destaca por oferecer uma solução inovadora com Inteligência Artificial (IA) para a identificação de plantas daninhas no campo. O aporte foi realizado pelo fundo da TOTVS por meio de uma rodada de investimentos série A.
A Cromai utiliza inteligência artificial para gerar dados no campo, com o objetivo de embasar a tomada de decisão, otimizar processos, reduzir custos e aumentar produtividade para os produtores. A agtech combinou IA com os conhecimentos e trabalho de uma equipe de profissionais da agronomia para estruturar um banco de imagens com mais de 90 milhões de imagens categorizadas por tipos de plantas daninhas, em diferentes estágios da cultura, de plantações de cana-de-açúcar e soja.
"A Cromai vem se destacando no mercado em um momento em que o setor do agronegócio investe cada vez mais em tecnologias para aumentar sua produtividade e eficiência. A empresa possui em sua lista de clientes grandes grupos do setor sucroalcooleiro e está expandindo suas aplicações para o setor da soja, onde já conquistou clientes notáveis. Tudo isso é uma forte validação do valor da empresa e de suas soluções, que também têm grande sinergia com a estratégia da TOTVS para o setor", comenta Felipe Fornaziere, general partner da Citrino Ventures, gestora do CV iDEXO.
Por meio da solução da Cromai, o produtor agrícola consegue inserir imagens de sua própria plantação e, a partir da análise da inteligência artificial, obter a identificação acurada do tipo de planta daninha e informações precisas sobre produtos e quantidades necessárias para o controle, garantindo maior eficiência e redução de custos.
"Estamos em um momento de forte crescimento e esse novo aporte possibilitará alcançarmos números expressivos no mercado de cana e, também, a ampliação do nosso portfólio, para atendermos dois novos mercados muito importantes, algodão e milho, complementando nossa atuação em soja", afirma Guilherme Castro, CEO da Cromai.