A TVA e a Samsung firmaram acordo para o início dos testes do serviço WiMax móvel em São Paulo, a partir do mês de maio. As duas empresas definiram os segmentos em que darão foco na etapa inicial dos trabalhos para a implementação do serviço: downloading, live streaming, voz, web browsing e aplicações de entretenimento.
Os testes serão executados por meio da instalação de três células localizadas no centro de São Paulo e na região da avenida Paulista e vão avaliar o funcionamento da tecnologia em um ambiente densamente povoado da cidade, englobando questões sobre a qualidade e o alcance do sinal, blindagem da transmissão, interferências, portabilidade e mobilidade.
O WiMax móvel permite a comunicação de dados a uma velocidade de 3 Mbps por usuário em um raio de 120 quilômetros. Além da mobilidade, oferece como vantagem o baixo custo de transmissão de dados.
O início da operacionalização do WiMax móvel ocorre poucos meses após a divulgação pela Anatel da nova regulamentação sobre o uso da faixa de freqüência de 2,5 GHz, na qual a TVA detém a concessão de utilização para o oferecimento de serviços de TV por assinatura e banda larga.