Pesquisa aponta aumento da terceirização de TI no mercado colombiano

0

Pesquisa realizada pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Frost & Sullivan aponta que o mercado colombiano de terceirização de serviços de infra-estrutura de TI está apresentando altas taxas de crescimento que, provavelmente, devem se manter a médio e longo prazo. Segundo a consultoria, as empresas estão cada vez mais percebendo os benefícios deste modelo de negócio como o custo fixo, a melhor infra-estrutura, recursos humanos especializados e, o mais importante, a possibilidade de se concentrarem em suas atividades principais.

O levantamento mostra que as receitas obtidas pelos fornecedores de outsourcing de TI colombianos foram de US$ 115,9 milhões no ano passado e devem atingir US$ 614,3 milhões em 2012. ?Com o rápido desenvolvimento tecnológico e os equipamentos e conhecimentos freqüentemente ficando obsoletos, os clientes se conscientizaram das vantagens de delegar a administração de TI a um terceiro que possua a especialização adequada?, diz Ana Maria Rojas, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. ?Isso ajudou a abrir caminho para os fornecedores de serviços oferecerem suas soluções de maneira mais fácil às empresas".

De acordo com a Frost & Sullivan, as soluções também estão se tornando mais flexíveis e abrangentes com a entrada de novas empresas de serviços na disputa e o aumento da competição entre os fornecedores de TI e telecomunicações, o que cria uma dinâmica de crescimento saudável no mercado. ?Os clientes estão pouco a pouco adotando esses serviços, geralmente optando por soluções simples no início e depois aumentando o escopo até a adoção de serviços de valor agregado, como a administração de armazenamento e rede?, observa Ana Maria.

Contudo, ela diz que convencer as empresas a confiarem suas informações internas e confidenciais a um parceiro externo continuará sendo um grande desafio para os fornecedores de serviços. As crenças culturais relativas a essa questão levam ao ceticismo entre as companhias quanto a permitir que um terceiro controle seus processos, segundo Ana Maria, que diz haver, ainda, muita preocupação a respeito da segurança ao se terceirizar a infra-estrutura de TI. ?O alto custo das soluções é outro fator importante de restrição à maior adoção desses serviços.?

Apesar da incerteza que prevalece a respeito de questões de segurança, o alto custo de se manter uma infra-estrutura atualizada de TI na empresa e a importância de permanecerem competitivos são motivos suficientes para contratar serviços de TI de especialistas reconhecidos nessa área. ?Devido ao aumento dos níveis de confiança para terceirizar serviços, o mercado futuro parece bem promissor?, diz Ana Maria. ?A inclusão de empresas de médio porte na base de clientes-alvo, devido à introdução de soluções flexíveis e serviços sob demanda, também deverá contribuir para o crescimento do setor."

Tendências recentes sugerem a participação cada vez maior do mercado de pequenas e médias empresas à medida que os fornecedores começam a desenvolver soluções voltadas à abordagem das necessidades particulares dessas organizações. Por sua vez, elas estão mais conscientes do papel fundamental da TI em suas organizações, mas estão contidas pelos preços altos. ?A solução é tornar as soluções acessíveis para que os fornecedores alavanquem o potencial desse segmento?, finaliza Ana Maria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.