Pesquisa realizada pela empresa de consultoria e inteligência de mercado Frost & Sullivan aponta que o mercado colombiano de terceirização de serviços de infra-estrutura de TI está apresentando altas taxas de crescimento que, provavelmente, devem se manter a médio e longo prazo. Segundo a consultoria, as empresas estão cada vez mais percebendo os benefícios deste modelo de negócio como o custo fixo, a melhor infra-estrutura, recursos humanos especializados e, o mais importante, a possibilidade de se concentrarem em suas atividades principais.
O levantamento mostra que as receitas obtidas pelos fornecedores de outsourcing de TI colombianos foram de US$ 115,9 milhões no ano passado e devem atingir US$ 614,3 milhões em 2012. ?Com o rápido desenvolvimento tecnológico e os equipamentos e conhecimentos freqüentemente ficando obsoletos, os clientes se conscientizaram das vantagens de delegar a administração de TI a um terceiro que possua a especialização adequada?, diz Ana Maria Rojas, analista de pesquisa da Frost & Sullivan. ?Isso ajudou a abrir caminho para os fornecedores de serviços oferecerem suas soluções de maneira mais fácil às empresas".
De acordo com a Frost & Sullivan, as soluções também estão se tornando mais flexíveis e abrangentes com a entrada de novas empresas de serviços na disputa e o aumento da competição entre os fornecedores de TI e telecomunicações, o que cria uma dinâmica de crescimento saudável no mercado. ?Os clientes estão pouco a pouco adotando esses serviços, geralmente optando por soluções simples no início e depois aumentando o escopo até a adoção de serviços de valor agregado, como a administração de armazenamento e rede?, observa Ana Maria.
Contudo, ela diz que convencer as empresas a confiarem suas informações internas e confidenciais a um parceiro externo continuará sendo um grande desafio para os fornecedores de serviços. As crenças culturais relativas a essa questão levam ao ceticismo entre as companhias quanto a permitir que um terceiro controle seus processos, segundo Ana Maria, que diz haver, ainda, muita preocupação a respeito da segurança ao se terceirizar a infra-estrutura de TI. ?O alto custo das soluções é outro fator importante de restrição à maior adoção desses serviços.?
Apesar da incerteza que prevalece a respeito de questões de segurança, o alto custo de se manter uma infra-estrutura atualizada de TI na empresa e a importância de permanecerem competitivos são motivos suficientes para contratar serviços de TI de especialistas reconhecidos nessa área. ?Devido ao aumento dos níveis de confiança para terceirizar serviços, o mercado futuro parece bem promissor?, diz Ana Maria. ?A inclusão de empresas de médio porte na base de clientes-alvo, devido à introdução de soluções flexíveis e serviços sob demanda, também deverá contribuir para o crescimento do setor."
Tendências recentes sugerem a participação cada vez maior do mercado de pequenas e médias empresas à medida que os fornecedores começam a desenvolver soluções voltadas à abordagem das necessidades particulares dessas organizações. Por sua vez, elas estão mais conscientes do papel fundamental da TI em suas organizações, mas estão contidas pelos preços altos. ?A solução é tornar as soluções acessíveis para que os fornecedores alavanquem o potencial desse segmento?, finaliza Ana Maria.