Depois de dividir opiniões de analistas, especialistas e possíveis anunciantes com o anúncio do tablet PC iPad, a Apple planeja lançar uma ferramenta própria de publicidade na semana que vem, segundo informaram fontes próximas à empresa ao jornal Online Media Daily, especializado em tecnologia. Segundo elas, o novo serviço deve ser o "novo carro-chefe" da empresa de Steve Jobs, que já considera a plataforma como "revolucionária".
Pouco ou nada se sabe sobre a nova ferramenta, segundo o site, mas as fontes especulam que o novo serviço, que pode ter o nome de iAd, foi desenvolvido com tecnologia da Quattro, plataforma de publicidade digital adquirida pela Apple em janeiro deste ano por US$ 300 milhões. Para o site, o movimento pode ser uma jogada fundamental para enfrentar o Google no mercado de publicidade on-line, que é claramente dominado pelo gigante das buscas.
Na análise do Online Media Daily, a situação é um pouco mais confortável para a Apple, já que ela teve mais sucesso na diversificação de sua receita, com o iTunes, iPhone e computadores. O Google, por sua vez, tem quase toda a sua receita proveniente da venda de espaço publicitário e vem lutando já há algum tempo para desenvolver novos modelos de venda que não estejam diretamente atrelados ao serviço de buscas, mas sem sucesso.
Procuradas pelo site, ambas as empresas se recusaram a comentar o assunto.
- Plataforma