O mercado de aplicativos para smartphones segue avançando de forma acelerada e intensificado também a disputa entre as fabricantes de celular e de sistemas operacionais móveis. Nos Estados Unidos, Apple e Google vêm travando intensa batalha pela liderança no mercado de aplicativos.
No último trimestre do ano passado, metade dos aplicativos baixados pelos consumidores nos Estados Unidos veio de lojas virtuais. Em média, cada usuário americano de smartphone baixou da internet 22 aplicativos no período, aponta relatório da Nielsen.
O iPhone se manteve na liderança, com larga vantagem em relação ao Android, segundo estudo da Nielsen. Cada usuário do aparelho da Apple realizou o download de 37 aplicativos, em média, no último trimestre do ano passado, contra 22 programas baixados por usuário de smartphone equipado com o Android.
Em terceiro lugar vem a Palm, que registrou 14 aplicativos baixados, em média, por usuário de seus smartphones, seguida pela Microsoft, com 13 aplicativos acessados, em média, por usuário de smartphone com o Windows Mobile. A Research In Motion, fabricante do BlackBerry, ficou em quinto lugar no ranking e cada usuário baixou, em média, 13 aplicativos no período.
- Disputa