As vendas mundiais de chips atingiram US$ 228,37 bilhões no ano passado, o que representa um recuo de 10,5% na compração com os US$ 255,13 bilhões registrados em 2008, segundo dados do Gartner. Esta foi a segunda queda anual consecutiva para a indústria do setor, já que em 2008 as vendas de semicondutores também foram menores em relação a 2007.
Apesar do declínio, o instituto de pesquisas observa que o mercado de chips registrou forte recuperação no segundo semestre do ano passado, com desempenho superior ao esperado, o que, segundo a consultoria, indica uma retomada do crescimento neste ano. O Gartner não citou, porém, a estimativa de expansão.
Seguno o estudo, a Intel se manteve na liderança, com 14,6% de participação de mercado, seguida pela Samsung, com 7,7%, e Toshiba, com 4,2%. A Texas Instruments fechou 2009 na quarta posição, totalizando 4% de market share, ficando à frente da STMicroelectronics, com 3,7%, e da Qualcomm, que somou 2,8% de participação de mercado no ano passado. Com quota de mercado de 2,3%, a AMD ficou na nona colocação no ranking.
- Mercado