A Dell divulgou nesta quinta-feira, 29, que irá descontinuar a linha atual de smartphones nos Estados Unidos. Os modelos hoje disponíveis no mercado americano deixarão de ser vendidos, embora as remessas para a Índia, Coreia do Sul, China e Japão devam continuar.
A saída da companhia do mercado americano, entretanto, é temporária. Uma porta-voz da empresa, ouvida pelo blog de tecnologia All Things Digital, ligado ao The Wall Street Journal, garantiu que, "num futuro próximo", serão lançados novos handsets nos Estados Unidos e em outros países. Isso inclui não apenas smartphones, mas também tablets.
O CEO da Dell, Michael Dell, já afirmou publicamente que acredita no Windows 8 como o melhor sistema operacional, capaz de competir em pé de igualdade com o iOS, da Apple. A realidade é que a fabricante tenta se estabelecer na área desde 2009, quando anunciou a reestruturação para chegar ao mercado de celulares. Até hoje, contudo, ela não obteve sucesso. Até mesmo os fabricantes tradicionaisde celulares, como LG, Motorola e HTC, enfrentam dificuldades para competir com o iPhone e os smartphones da Samsung.
O fim dos modelos nos EUA foi noticiado pela primeira vez pela revista PC World.