Amanhã, 30, ocorre a transição automática do formato de todas as páginas do Facebook, que passam a incorporar o recurso de linha do tempo. Empresas especializadas em segurança da informação orientam os usuários da rede social a revisarem a configuração de segurança e privacidade de seus perfis, antes da alteração.
Especialistas da F-Secure, que fornece soluções de segurança para computadores e dispositivos móveis de empresas e usuários finais, afirmam que a mudança no perfil de exibição não deve gerar efeito imediato sobre tais configurações.
Mas eles alertam que o novo layout pode levar ao compartilhamento de posts antigos de forma inesperada, uma vez que todas as publicações ficarão mais visíveis de forma automática. "É uma ótima oportunidade para os usuários reforçarem a proteção de seus perfis de privacidade", aconselham, em comunicado.
A F-Secure resume em quatro dicas, abaixo, alguns dos principais cuidados que os usuários do Facebook devem ter com a "Timeline".
1. Decida se você quer reinicializar suas configurações de privacidade: Público, Amigos ou Customizado. Você pode inclusive limitar a audiência de posts antigos, que antes podiam ser lidos por Amigos de Amigos;
2. Reavalie sua lista de amigos. Agora ficou mais fácil acessar a lista e, se for o caso, dê um 'unlike' em pessoas que não deveriam estar lá;
3. Confira seus 'likes'. Apesar de não ser um processo tão simples, você também pode remover fanpages de sua lista;
4. Elimine aplicativos antigos ou aqueles que você não utiliza.