Instalada comissão especial que coordenará discussão sobre marco civil da internet

0

Foi instalada na quarta-feira, 28, na Câmara dos Deputados, a comissão especial destinada a analisar o Projeto de Lei 2126/11 que cria o Marco Civil da Internet, cujo objetivo é regular o uso da rede mundial no Brasil. Os deputados João Arruda (PMDB-PR) e Manoel Junior (PMDB-PB) foram eleitos, respectivamente, presidente e 1º vice-presidente do colegiado. Já o deputado Alessandro Molon (PT-RJ) foi nomeado relator.

O texto prevê direitos e deveres dos usuários e dos provedores de internet no país e traça princípios básicos que devem ser respeitados no uso da web. Entre eles, está a garantia da neutralidade de rede, ou seja, o responsável pela transmissão de dados (provedor de conexão) deverá dar o mesmo tratamento para todos os pacotes de dados, sem distinção por conteúdo, origem e destino. Dessa forma, fica vedada qualquer discriminação ou degradação do tráfego, assim como monitorar, filtrar, analisar ou fiscalizar o conteúdo dos pacotes de dados.

Audiências programadas

De acordo com o deputado Alessandro Molon, devem ser realizadas audiências públicas em Brasília e em estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Rio Grande do Sul. “O projeto chegou à Casa no ano passado. De lá para cá, outras discussões ganharam peso e, com isso, a proposta pode ser ampliada. Podemos avançar no que significa a proteção dos dados dos usuários, por exemplo. Isso vem enunciado no texto, mas talvez seja importante esclarecer melhor”, disse.

A comissão voltará a se reunir na próxima terça-feira, 3 de abril, para discutir o plano de trabalho e votar requerimentos. A expectativa é que o relatório seja apresentado ainda no primeiro semestre deste ano. Com informações da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.