Suécia e Nova Zelândia ameaçam processar Apple por propaganda enganosa

0

A Agência de Consumo da Suécia e a Comissão de Comércio da Nova Zelândia podem processar a Apple por propaganda enganosa do iPad, a exemplo da Comissão de Competitividade e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês). O motivo alegado é o mesmo do órgão australiano: apesar de anunciado com suporte a conexão 4G, na prática o tablet não é compatível com a rede móvel dos dois países.

O advogado do órgão sueco, Marek Andersson, afirmou ao The Wall Street Journal que a agência reguladora recebeu reclamações de alguns usuários sobre a peça publicitária do novo iPad. Eles não foram informados que o tablet não teria a conexão 4G, um dos poucos países europeus a dispor da tecnologia. “A questão é se a informação está clara na publicidade da Apple”, disse Andersson.

Na Nova Zelândia, uma reportagem da TV local TVNZ mostrou a primeira reclamação formal feita por um cliente à comissão reguladora. O órgão afirmou ao site ZDNet que irá “analisar criteriosamente o caso” e não descartou a possibilidade de uma medida oficial.

Em seu site, a Apple já exibe uma mensagem que esclarece a compatibilidade 4G apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Nos demais países onde o aparelho é vendido, portanto, existe a mesma questão. Na Austrália, a fabricante reconheceu a necessidade de "esclarecer a publicidade" do produto. Ela terá de enfrentar o tribunal em maio.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.