A Agência de Consumo da Suécia e a Comissão de Comércio da Nova Zelândia podem processar a Apple por propaganda enganosa do iPad, a exemplo da Comissão de Competitividade e Consumo da Austrália (ACCC, na sigla em inglês). O motivo alegado é o mesmo do órgão australiano: apesar de anunciado com suporte a conexão 4G, na prática o tablet não é compatível com a rede móvel dos dois países.
O advogado do órgão sueco, Marek Andersson, afirmou ao The Wall Street Journal que a agência reguladora recebeu reclamações de alguns usuários sobre a peça publicitária do novo iPad. Eles não foram informados que o tablet não teria a conexão 4G, um dos poucos países europeus a dispor da tecnologia. “A questão é se a informação está clara na publicidade da Apple”, disse Andersson.
Na Nova Zelândia, uma reportagem da TV local TVNZ mostrou a primeira reclamação formal feita por um cliente à comissão reguladora. O órgão afirmou ao site ZDNet que irá “analisar criteriosamente o caso” e não descartou a possibilidade de uma medida oficial.
Em seu site, a Apple já exibe uma mensagem que esclarece a compatibilidade 4G apenas nos Estados Unidos e no Canadá. Nos demais países onde o aparelho é vendido, portanto, existe a mesma questão. Na Austrália, a fabricante reconheceu a necessidade de "esclarecer a publicidade" do produto. Ela terá de enfrentar o tribunal em maio.