Um novo estudo da Juniper Research descobriu que o número de eSIMs instalados em dispositivos conectados aumentará de 1,2 bilhão em 2021 para 3,4 bilhões em 2025; representando um crescimento de 180%. eSIMs são módulos embutidos diretamente em dispositivos que fornecem conectividade de celular e armazenam vários perfis de operadora de rede.
A nova pesquisa, eSIMs: Análise do Setor, Oportunidades Emergentes e Previsões de Mercado 2021-2025, avaliou de forma independente a adoção e demanda do eSIM no setor de consumo, setor industrial e setor público, e prevê que o setor de consumo será responsável por 94% do eSIM global instalações até 2025. Prevê-se que a adoção estabelecida de estruturas eSIM de fornecedores de dispositivos de consumo, como Apple e Google, irá acelerar o crescimento de eSIMs em dispositivos de consumo antes dos setores público e industrial.
A pesquisa identificou que as implantações globais de eSIM em todas as verticais de consumo aumentarão em 170% nos próximos quatro anos, com ampla adoção dependendo do apoio das operadoras de rede. Ele exorta os fabricantes de dispositivos a pressionar as operadoras para oferecer suporte a estruturas de eSIM e acelerar a maturação do mercado.
No entanto, uma fragmentação dos fornecedores de hardware no mercado de dispositivos IoT celulares exigirá que cada vertical adote uma combinação de tecnologias sem fio, hardware e ferramentas de gerenciamento. Por sua vez, ele prevê que surgirão fornecedores especializados que fornecerão fatores de forma robustos eSIM para ambientes industriais.
Oportunidades de eSIM em setores industriais
O estudo identificou três áreas principais de foco para a adoção de eSIM no setor industrial:
1. Petróleo e Gás
2. Fabricação
3. Logística
Isso sugere que o desenvolvimento de fatores de forma robustos posicionará bem os fornecedores para capitalizar no mercado, à medida que as instalações de eSIM nessas verticais crescem de 28 milhões de unidades em 2021 para 116 milhões em 2025.
A autora da pesquisa, Scarlett Woodford, observou: "Garantir a conveniência para o usuário final deve permanecer a principal prioridade para os fornecedores de plataforma de gerenciamento de eSIM. Para fazer isso, eles devem fornecer um nível de serviço comparável ao encontrado com implantações de SIM tradicionais".