A Termotécnica vem buscando a transformação digital como um projeto estratégico em sintonia com as tendências mundiais. Trata-se de uma mudança de mentalidade e de adaptação de processos fundamentais para que a companhia acompanhe os avanços tecnológicos que não param de surgir e que podem impactar na perenização do negócio.
Como toda grande mudança, isso não acontece de forma rápida. É uma verdadeira jornada em busca da conectividade de equipamentos, dados e inclusão de pessoas para que a Termotécnica possa se manter competitiva no mercado agora e no futuro. Os primeiros passos foram dado em 2021 a partir do diagnóstico de onde a empresa está e para onde empreender os esforços e os investimentos.
A partir deste levantamento e do entendimento do que é preciso para avançar, foram traçadas quais as prioridades e os planos de ação em desenvolvimento pelas áreas da companhia. Como forma de promover a digitalização das atividades industriais, a chamada Indústria 4.0, haverá frentes de automação industrial e integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas industrial e computação em nuvem. O apoio de fornecedores, dos Institutos de Inovação do SENAI e o ingresso na ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial – também são importantes contribuições para essa jornada.
Além dos processos produtivos, a Termotécnica avança nos processos de gestão e administrativos por meio do conceito de Escritório Digital (paperless), com a digitalização das áreas de compras, contratos, controle financeiro, contabilidade, gestão de pessoas. Dessa forma a empresa consegue uma integração das áreas internas e com fornecedores e clientes, tornando a gestão mais ágil e eficiente.
Para a Termotécnica, a Transformação Digital é um meio para obter transparência, rastreabilidade, gestão em tempo real, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. Com o projeto de Transformação Digital, uma jornada de longo prazo que está sendo iniciada agora na Termotécnica, o objetivo é alcançar maior produtividade, com mais eficiência operacional e, muito importante, de forma sustentável. Isso porque as tecnologias digitais também auxiliam no melhor uso dos recursos.
"Nós acreditamos que a quarta revolução industrial será liderada pelas pessoas. Mais do que processos digitalizados e novos meios de se fazer negócios, queremos os nossos profissionais confiantes e totalmente inseridos neste novo contexto", conclui Albano Schmidt.
Inovação com sustentabilidade
Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 61 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de soluções de embalagens em EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade como seu propósito. Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).
Com a revolução digital, novas tecnologias surgiram e estão mudando a forma como as empresas operam, se comunicam e se relacionam com seus clientes.
A transformação digital não se trata apenas de adotar novas tecnologias, mas sim de uma mudança de mentalidade e de adaptação de processos fundamentais para que a companhia acompanhe as tendências mundiais e as necessidades do mercado.