Termotécnica desenvolve projeto estratégico de transformação digital

1

A Termotécnica vem buscando a transformação digital como um projeto estratégico em sintonia com as tendências mundiais. Trata-se de uma mudança de mentalidade e de adaptação de processos fundamentais para que a companhia acompanhe os avanços tecnológicos que não param de surgir e que podem impactar na perenização do negócio.

Como toda grande mudança, isso não acontece de forma rápida. É uma verdadeira jornada em busca da conectividade de equipamentos, dados e inclusão de pessoas para que a Termotécnica possa se manter competitiva no mercado agora e no futuro. Os primeiros passos foram dado em 2021 a partir do diagnóstico de onde a empresa está e para onde empreender os esforços e os investimentos.

A partir deste levantamento e do entendimento do que é preciso para avançar, foram traçadas quais as prioridades e os planos de ação em desenvolvimento pelas áreas da companhia. Como forma de promover a digitalização das atividades industriais, a chamada Indústria 4.0, haverá frentes de automação industrial e integração de diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet das coisas industrial e computação em nuvem. O apoio de fornecedores, dos Institutos de Inovação do SENAI e o ingresso na ABII – Associação Brasileira de Internet Industrial – também são importantes contribuições para essa jornada.

Além dos processos produtivos, a Termotécnica avança nos processos de gestão e administrativos por meio do conceito de Escritório Digital (paperless), com a digitalização das áreas de compras, contratos, controle financeiro, contabilidade, gestão de pessoas. Dessa forma a empresa consegue uma integração das áreas internas e com fornecedores e clientes, tornando a gestão mais ágil e eficiente.

Para a Termotécnica, a Transformação Digital é um meio para obter transparência, rastreabilidade, gestão em tempo real, permitindo tomadas de decisão mais rápidas e assertivas. Com o projeto de Transformação Digital, uma jornada de longo prazo que está sendo iniciada agora na Termotécnica, o objetivo é alcançar maior produtividade, com mais eficiência operacional e, muito importante, de forma sustentável. Isso porque as tecnologias digitais também auxiliam no melhor uso dos recursos.

"Nós acreditamos que a quarta revolução industrial será liderada pelas pessoas. Mais do que processos digitalizados e novos meios de se fazer negócios, queremos os nossos profissionais confiantes e totalmente inseridos neste novo contexto", conclui Albano Schmidt.

Inovação com sustentabilidade

Detentora de mais de 100 marcas e patentes registradas desde a sua fundação, há 61 anos, a Termotécnica tem sido pioneira e protagonista no mercado de soluções de embalagens em EPS no país, tendo a inovação e a sustentabilidade como seu propósito. Sua estratégia sustentável está consolidada nos pilares ESG (Environmental, Social and Governance) e suas ações são conectadas aos ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da ONU. Com matriz em Joinville (SC) e unidade de reciclagem no Distrito de Pirabeiraba, a Termotécnica possui também unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

1 COMENTÁRIO

  1. Com a revolução digital, novas tecnologias surgiram e estão mudando a forma como as empresas operam, se comunicam e se relacionam com seus clientes.

    A transformação digital não se trata apenas de adotar novas tecnologias, mas sim de uma mudança de mentalidade e de adaptação de processos fundamentais para que a companhia acompanhe as tendências mundiais e as necessidades do mercado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.