A fabricante taiwanesa de PCs Acer pretende desbancar a HP do topo do ranking de vendas de notebooks. A meta da empresa é chegar ao primeiro lugar antes do fim de 2010, com a oferta de modelos ultrafinos, mais baratos, de acordo com o jornal Financial Times.
Com o lançamento de netbooks no ano passado, a Acer conseguiu chegar perto de igualar as vendas de PCs da Dell, segunda colocada no ranking, explorando as mudanças nos hábitos dos consumidores que a crise causou. O ganho de participação de mercado, porém, veio à custa de uma queda no lucro no primeiro trimestre.
O presidente da Acer, T. Wang, declarou que a oferta de produtos mais baratos é um movimento inevitável, devido à crise econômica mundial. Ele considera que se a empresa continuasse vendendo produtos caros, ninguém iria querer comprar. "A concorrência está dizendo que estamos baixando demais os preços e consideram os netbooks lixo. O irônico é que as pessoas querem comprar lixo", declarou.
A Acer pretende vender entre 10 milhões e 12 milhões de netbooks este ano, dobrando o número de vendas do ano passado. O CEO da fabricante, Gianfranco Lanci, crê que isso ajudará a desbancar a HP ainda antes do previsto. A Acer obteve destaque no mercado de portáteis com o lançamento de laptops ultrafinos com baterias de longa duração que custam a metade do preço dos seus concorrentes. Lanci considera que o mercado de PCs ainda precisa se consolidar mais, já que ainda há muitas empresas competindo.
Os novos notebooks começarão a ser vendidos no fim deste mês, com processadores Intel, perpetuando a tendência das empresas taiwanesas de lançar produtos de preços baixos.
- Estratégia agressiva