'Flash é inadequado para o iPhone', diz Steve Jobs

0

Em resposta às justificativas da Adobe Systems para a retirada do suporte a aplicativos desenvolvidos em Flash para o iPhone, Steve Jobs, CEO da Apple, declarou que o
software utilizado para animações e aplicações na internet como "inadequado para o iPhone e o iPad", por ser uma "tecnologia fechada". Ele também apontou a plataforma como a responsável pela maioria dos problemas em seus produtos.
Em carta publicada no site oficial da empresa, Jobs diz que durante muitos anos deixou que os desenvolvedores usassem plataformas de terceiros para criar aplicativos, mas que "experiências dolorosas" o levaram a mudar de ideia.
Ironicamente, Jobs critica a Adobe por manter a plataforma Flash como uma tecnologia fechada, sendo a "única que tem autoridade para controlar os preços e as melhorias" do produto. Ele reconhece que a maioria dos produtos e sistemas da Apple são extremamente fechados, mas diz defender que todos os padrões da web sejam abertos.
Sobre a alegação da Adobe de que, sem o Flash, a Apple estaria privando os usuários de seus produtos de ter acesso à web por completo, já que 75% dos vídeos, imagens e jogos da internet são baseados na plataforma, Jobs declarou que sua empresa também foi responsável pela criação de alguns padrões de web, como o WebKit, todos baseados em plataforma aberta. "O consumidor precisa estar atento ao fato de que não é só porque uma ferramenta ser amplamente utilizada que ela é aberta", alertou.
O presidente da Apple também acredita que a plataforma da Adobe causa muitos problemas aos seus produtos que não podem ser resolvidos por desenvolvedores. "O Flash é uma plataforma de desenvolvimento da Adobe, por isso não há interesse da parte deles em fazer o melhor produto para os nossos aparelhos. Não podemos permitir que os desenvolvedores dos nossos aplicativos sejam prejudicados porque não podem usar nossas inovações nas plataformas concorrentes", disse Jobs, como que se justificando para o grande número de clientes insatisfeitos com a decisão da fabricante de software de editoração eletrônica e design gráfico.
Jobs ainda afirma que a Adobe é uma boa desenvolvedora de software e plataforma, mas é uma companhia criada na era do PC, com produtos desenvolvidos para serem operados por meio do mouse. Segundo ele, o mundo hoje está na era dos aparelhos móveis de baixo consumo de energia e, por consequência, de baixo processamento. "Exatamente as áreas nas quais o Flash peca e não consegue oferecer suporte", conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.