Os Correios foram autorizados a diversificar a atuação e agora poderão oferecer, inclusive, serviços de telefonia e internet. A expansão das atividades é fruto de uma medida provisória (MP), publicada nesta sexta-feira, 29, no Diário Oficial da União, que estabelece mudanças no estatuto da empresa.
A empresa estatal poderá atuar como uma operadora móvel virtual (MVNO, na sigla em inglês), modalidade que permite que ela alugue parte da rede de grandes operadoras e ofereça
serviços de telefonia aos consumidores. Ela também deve aumentar a hospedagem de lojas de comércio na internet, além de atividades como certificação digital, e-mail registrado, entrega de mensagens de forma sigilosa e segura e o serviço de correio híbrido, no qual é possível enviar uma correspondência eletrônica para ser impressa pela empresa antes de chegar ao destinatário.
Além dos serviços citados, a MP permite à companhia oferecer logística integrada, serviços bancários e ter participação em companhias aéreas. A medida possibilita ainda a atuação em outros países, a participação societária em empresas e a constituição de subsidiárias.
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, explicou que as medidas são para modernizar a empresa, já que o estatuto tem 42 anos. "Queremos que os Correios sejam uma empresa moderna, com serviços da melhor qualidade. Provavelmente, é a única empresa que atua em todos os municípios do Brasil, então tem que atender bem", disse.
Para a diversificação das atividades, um novo decreto com as mudanças no estatuto terá que ser assinado pela presidente Dilma Rousseff, o que poderá ser feito na próxima segunda-feira, 2. Com informações da Agência Brasil.
- Diversificação