O Ministério do Planejamento, por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI), lançou no portal do governo eletrônico o Núcleo de Contratações de Tecnologia da Informação (NCTI). O objetivo da iniciativa é informar e orientar técnicos da administração pública federal que lidam com contratação de produtos e serviços de TI sobre práticas modernas que podem garantir melhores resultados nas compras.
Segundo a secretaria, o novo ambiente vai tormar mais ágil o trabalho dos 221 órgãos do Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (Sisp), que passa a contar com um espaço para debater experiências sobre aquisição de soluções e acesso a modelos de contratações de forma centralizada. Além disso, a comunidade de TI terá à disposição informações sobre os cursos e palestras produzidos pelo núcleo.
O NCTI nasceu da Resolução nº 3/2010. Durante um ano a equipe da SLTI avaliou toda estrutura do sistema para definir e desenvolver a nova ferramenta. Ao núcleo cabe a elaboração, divulgação e implementação das políticas, diretrizes e normas de contratações de TI, capacitação e atualização dos servidores que serão atendidos por uma equipe de especialistas, em uma central criada pela secretaria.
No site, o usuário pode esclarecer dúvidas sobre o processo de contratação no menu Perguntas Freqüentes (FAQ), espécie de cartilha elaborada pelo núcleo sobre problemas mais recorrentes. A lista atual já conta com 40 questões. Em outro local é possível, ainda, acompanhar os projetos e o detalhamento das metas de TI do governo para este ano.
- Política