GOL analisa 970 voos diários com ferramentas de monitoramento

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A Segurança é o principal valor da GOL para nortear todas as tomadas de decisão operacionais. Por isso, desde 2004 a empresa aérea implantou o sistema de monitoramento de voos FDM (Fligth Data Monitoring) que já contabilizou mais de 1,5 milhão de voos analisados.

A GOL tem ao todo  970 voos diários, o que significa que a cada 45 segundos uma aeronave da companhia decola ou pousa em alguma das bases onde opera. Quando esses números são transformados em quilômetros voados todos os dias, chega-se a uma média de 831 mil quilômetros, o suficiente para ir e voltar a Lua diariamente ou dar 65 voltas ao redor da Terra.

Estes dados são estudados de forma isolada por uma área da empresa chamada FDM (Fligth Data Monitoring), ligada diretamente à Diretoria de Segurança Operacional. Os responsáveis por este departamento monitoram cada segundo desses 970 voos diários da GOL em duas frentes. Uma que avalia a operação, por meio da ferramenta FOQA (Fligth Operations Quality Assurance) e a outra a manutenção, com o sistema MOQA (Maintenance Operations Quality Assurance). 

Todas as análises e estudos elaborados pela equipe FDM são realizados a partir de informações provenientes de um "cartão de memória" padrão PCMCIA instalado na aeronave, cujas informações são decodificas pelo departamento para permitir a análise de cada voo.

Segundo a empresa, o FDM é uma das ferramentas mais eficientes em prevenção de incidentes e acidentes. Além disso, disponibiliza informações como o consumo de combustível, a temperatura e o nível de vibração dos motores, a velocidade, a altitude, a atitude da aeronave, entre outros, que são analisados e repassados a outras áreas da companhia para desenvolver planos de ações que tornem a eficiência operacional da empresa aérea ainda melhor.

Caso seja necessário, as informações de um voo podem ser animadas por meio do programa chamado CEFA (Cockpit Emulation Flight Analysis). Com ele, os pilotos, reunidos com a área do FDM, podem acompanhar toda a sequência de uma operação, da decolagem ao pouso, com muita precisão e realismo. Isso acontece quando algum evento no voo em questão é identificado. 

 Com esta preocupação em sua gestão, o FDM é apenas uma das ferramentas utilizadas que permite à companhia ser proativa na prevenção de acidentes e na promoção da Segurança. Os estudos realizados pela equipe de monitoramento de voos da companhia também são utilizados por outros órgãos ligados à aviação. Empresas de infraestrutura aeroportuária, por exemplo, podem utilizar os dados para avaliar a qualidade das pistas.

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