Nesta terça-feira, 30, será lançado o Portal de Compras implantado pelo Governo do Estado do Amapá, no Salão Nobre do Palácio do Setentrião. O portal irá otimizar os processos licitatórios, por centralizar todas as informações no ambiente virtual.
Desenvolvido pela empresa sul-mato-grossense de tecnologia de informação AZ Informática, o portal surgiu da necessidade de gerir e padronizar os processos que hoje são feitos pelas secretarias de diferentes maneiras. Elel irá formar um banco de dados das contas do governo.
Para acessar as contas do governo e analisar os gastos públicos, os cidadãos vão precisar se cadastrar no portal de compras, que oferecerá, a partir do banco de dados, um espaço com informações sobre as licitações públicas, incentivando a transparência nas contas públicas.
Segundo João Oliveira do Carmo, gerente de relacionamento da AZ Informática, desenvolver o portal de compras foi uma tarefa importante por colaborar significativamente com a transparência em processos de licitação e compras, que é missão da empresa. "Nosso trabalho é reunir todas as secretarias e criar num banco de dados. A partir daí, qualquer cidadão poderá acessar as informações contidas no portal para isto, ele precisa se cadastrar e assim, conseguirá visualizar o andamento dos processos".