A The Walt Disney Company está usando os serviços da Amazon Web Services (AWS) para o lançamento global do streaming Disney+. A AWS é o provedor preferencial de nuvem pública da The Walt Disney Company para dar suporte ao crescimento explosivo do Disney+, que ultrapassou 100 milhões de assinantes apenas 16 meses após seu lançamento, em novembro de 2019, e conseguiu levar o streaming para 59 países na América do Norte, Europa, Ásia-Pacífico e América Latina.
O Disney+ está expandindo o uso de serviços AWS para mais de 50 tecnologias, incluindo machine learning, bases de dados, armazenamento, entrega de conteúdo, serverless e analytics. Por exemplo, o Disney+ usa o Amazon Kinesis (para coleta, processamento e análise de streaming de vídeos em tempo real) e o Amazon DynamoDB (serviço de banco de dados rápido e flexível) para processar conteúdo, metadados e bilhões de ações tomadas pelos seus clientes todos os dias. Isso permite que os usuários adicionem conteúdos a Watch Lists, comecem e terminem de assistir a um vídeo em dispositivos diferentes e que a plataforma faça recomendações de conteúdo. A Disney+ também usa o Amazon Timestream (banco de dados de séries temporais sem servidor) para monitorar a eficiência de sua plataforma de streaming e garantir que usuários tenham acesso contínuo a vídeos com a mais alta qualidade.
Depois de anunciar sua própria plataforma de streaming em agosto de 2017, a The Walt Disney Company passou um ano projetando a base desse serviço. Usando a AWS para criar uma infraestrutura de vídeo flexível e segura na nuvem, o Disney+ foi capaz de suportar mais de 10 milhões de assinaturas nas primeiras 24 horas de seu lançamento, em 12 de novembro de 2019. Para corresponder às expectativas dos clientes e lidar com a enorme demanda em todo o mundo, os desenvolvedores por trás do Disney+ trabalham junto com a AWS para equilibrar e contornar picos de uso em conteúdos premium como Hamilton, Mulan e The Mandalorian.
"O Disney+ reinventou o cenário em termos de entrega de conteúdo ao desafiar convenções e usar a nuvem para desenhar um produto de streaming do zero que nunca tinha sido lançado em escala global", afirma Joe Inzerillo, vice-presidente executivo e CTO da área DTC na The Walt Disney Company. "A AWS é nosso provedor de nuvem preferencial há anos e sua infraestrutura global e ampla rede de serviços contribuíram para o sucesso do Disney+".