Os dados da sua empresa podem ganhar vida com a ERP Conversacional

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Quando falamos que a Inteligência Artificial não é mais o futuro, mas o presente, isso é verdade. De uso de IA para criação de trends em redes sociais, como a do Studio Ghibli, ao uso da ferramenta como alavanca para vendas, o brasileiro hoje está cercado pela tecnologia. Uma recente pesquisa do site AI Tools, divulgada no início do mês, mostra que o Brasil apareceu como o quarto país em todo o mundo que mais acessou ferramentas de IA em fevereiro de 2025, atrás apenas dos EUA, Índia e Quênia. Mas o que isso quer dizer para o seu negócio

A grosso modo, que as pessoas têm acesso a essas ferramentas e se interessado em usar- ChatGPT, DeepSeek, Grok, não importa qual. Se você não souber para que serve de fato uma IA em sua empresa, você ficará para trás muito rapidamente. Hoje, o que sua empresa precisa é de uma IA que seja capaz de realizar uma hiperpersonalização do atendimento.

Antes de tudo, é preciso que o ERP (Planejamento de Recursos Empresariais) seja voltado para a construção de uma IA Conversacional., que vai ajudar na compilação de dados, transformar tudo isso em uma ferramenta operacional e estratégica personalizada no atendimento ao cliente.

Parece algo de outro mundo, mas não é. Atualmente, uma empresa de médio porte já possui dezenas de fontes de dados que ela mesma já captou ao longo dos últimos anos. O problema é que eles estão muitas vezes descentralizados, desorganizados e isolados em times. O que na prática quer dizer que você tem os dados, mas não faz nada efetivo com eles.

Ter os dados é um bom primeiro passo, é verdade, mas não vai te colocar no cenário de "mandar a mensagem certa para o cliente na hora certa". Para isso, você precisa dar vida a esse amontoado de informações. Alguns anos atrás, montar um chatbot era a grande novidade e solução. Agora, além de ter um robô, ele precisa ser especial para o seu cliente. Ele deve se comportar sempre da melhor maneira possível  para o consumidor. Isso quer dizer que ele deve saber as melhores formas de se comunicar no primeiro contato, no fechamento da venda, no pós-venda, na retenção e na expansão.

E não só isso, ele deve antecipar o que o cliente vai falar, usar o tom certo para não ofender, nem dar margem a reclamações. Isso só funciona se toda a comunicação ocorrer em um canal centralizado, porque assim, o robô vai ter o controle das mensagens. A troca de mensagens deve começar e terminar em um só ponto. A bola da vez, é claro, é o WhatsApp, e deve seguir assim por um bom tempo. Você deve sempre lembrar que os clientes estão mais exigentes, pesquisam mais e buscam também pela praticidade na hora de fazer as compras.

Essa hiperpersonalização é uma estratégia que foi comprovada ser eficiente pelos profissionais de marketing, segundo a The State of Marketing 2024. Nela, 94% dos profissionais de marketing afirmaram impulsionar resultados com base em personalização e 72% utilizam IA para criar conteúdos personalizados./

E se anos atrás dizia-se que a parte operacional da venda seria feita pela IA e a estratégica ficaria por conta dos humanos, hoje a realidade mudou, já que os Agentes Especialistas são os responsáveis por mapear o comportamento dos consumidores e quais são as melhores formas de satisfazê-los. Essa ferramenta é capaz de compreender quem são os clientes mais fiéis e que exigem pouca atenção e aqueles que requerem mais atenção e não podem ser perdidos.

Com tudo isso disponível, é importante que você entenda que usar a IA não necessariamente te coloca à frente da concorrência (até porque ela já deve estar usando essa ferramenta) e não vai sozinha reter seu cliente. É preciso saber como usar a IA, com qual objetivo e se existe formas mais eficientes de alimentá-la corretamente com os dados que você possui.

Roberto Aran, diretor de portfólio na Zenvia.

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