Redes UMTS/HSDPA atingem 117 milhões de usuários, diz pesquisa

0

A 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDP, acaba de publicar o relatório trimestral da Informa Telecoms & Media, o qual informa que o número de assinantes de serviços de terceira geração baseados na tecnologia UMTS/HSDPA atingiu 117 milhões. Atualmente, segundo a entidade, 167 redes em 69 países utilizam a tecnologia, sendo que, dos 172 milhões de assinantes 3G no mundo, 68% utilizam a UMTS/HSDPA.

No mundo inteiro, o maior crescimento de UMTS/HSDPA no trimestre acorreu nos EUA e no Canadá, onde o UMTS registrou o crescimento de 614%, saltando de 350 mil assinantes para 2,5 milhões até março, de acordo com a 3G Américas.

A entidade diz que, no período compreendido entre março de 2006 e março deste ano, 538 milhões de novas adições GSM/UMTS foram registradas no mundo inteiro. No mesmo período, o GSM cresceu a sua base de assinantes na América Latina e no Caribe de 80 milhões para um total de 231 milhões. A participação de mercado regional do GSM na região, segundo a 3G Américas, continua crescendo, subindo de 59% em março de 2006 para praticamente 71% no mesmo mês deste ano.

?O ano de 2006 foi aquele em que vimos o HSDPA ser implementado em grande escala na América do Norte, e 2007 será o ano em que ele avança pela América Latina?, afirma Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a região. ?As operadoras brasileiras já anunciaram planos para implementar HSDPA em 850 MHz. A Telefónica recentemente lançou HSDPA no México e a tecnologia já foi lançada para uso comercial pela AT&T de Porto Rico, pela Entel do Chile e pela Telecom Personal na Argentina.?

O HSPA (HSUPA/HSDPA) é o conjunto de implementações tecnológicas para UMTS padronizado pelo 3GPP, grupo que ajuda a definir o caminho de migração para operadoras GSM no mundo inteiro para a banda larga móvel. Existem mais de 250 terminais HSDPA no mercado hoje, entre os quais smartphones, PDAs, cartões PC, drives USB, notebooks com a tecnologia embutida e até modems de mesa. Já foram anunciados terminais HSDPA/HSUPA com velocidade médias superiores a 7,2 Mbps de downlink. Quase todas as operadoras UMTS devem implementar HSDPA, e em seguida HSUPA, que oferece uma capacidade muito maior de transmissão de dados com uma redução significativa nos custos de rede para serviços de dados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.