A 3G Americas, organização criada para promover a implementação da tecnologia GSM e suas evoluções GPRS, EDGE, UMTS e HSDP, acaba de publicar o relatório trimestral da Informa Telecoms & Media, o qual informa que o número de assinantes de serviços de terceira geração baseados na tecnologia UMTS/HSDPA atingiu 117 milhões. Atualmente, segundo a entidade, 167 redes em 69 países utilizam a tecnologia, sendo que, dos 172 milhões de assinantes 3G no mundo, 68% utilizam a UMTS/HSDPA.
No mundo inteiro, o maior crescimento de UMTS/HSDPA no trimestre acorreu nos EUA e no Canadá, onde o UMTS registrou o crescimento de 614%, saltando de 350 mil assinantes para 2,5 milhões até março, de acordo com a 3G Américas.
A entidade diz que, no período compreendido entre março de 2006 e março deste ano, 538 milhões de novas adições GSM/UMTS foram registradas no mundo inteiro. No mesmo período, o GSM cresceu a sua base de assinantes na América Latina e no Caribe de 80 milhões para um total de 231 milhões. A participação de mercado regional do GSM na região, segundo a 3G Américas, continua crescendo, subindo de 59% em março de 2006 para praticamente 71% no mesmo mês deste ano.
?O ano de 2006 foi aquele em que vimos o HSDPA ser implementado em grande escala na América do Norte, e 2007 será o ano em que ele avança pela América Latina?, afirma Erasmo Rojas, diretor da 3G Americas para a região. ?As operadoras brasileiras já anunciaram planos para implementar HSDPA em 850 MHz. A Telefónica recentemente lançou HSDPA no México e a tecnologia já foi lançada para uso comercial pela AT&T de Porto Rico, pela Entel do Chile e pela Telecom Personal na Argentina.?
O HSPA (HSUPA/HSDPA) é o conjunto de implementações tecnológicas para UMTS padronizado pelo 3GPP, grupo que ajuda a definir o caminho de migração para operadoras GSM no mundo inteiro para a banda larga móvel. Existem mais de 250 terminais HSDPA no mercado hoje, entre os quais smartphones, PDAs, cartões PC, drives USB, notebooks com a tecnologia embutida e até modems de mesa. Já foram anunciados terminais HSDPA/HSUPA com velocidade médias superiores a 7,2 Mbps de downlink. Quase todas as operadoras UMTS devem implementar HSDPA, e em seguida HSUPA, que oferece uma capacidade muito maior de transmissão de dados com uma redução significativa nos custos de rede para serviços de dados.