RNP prepara projeto piloto de chaves públicas para educação

0

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia, deve desenvolver até o fim do ano um projeto piloto para a criação da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP-EDU) na área acadêmica. A informação foi dada na semana passada pela gerente de projetos de P&D da Diretoria de Inovação da RNP, Iara Machado, durante o ciclo de palestras Datasus 2007, realizado pelo Departamento de Informática do órgão, em Brasília.

A tecnologia chamada de chaves públicas tem como objetivo melhorar a segurança digital, preservando a confidencialidade, autenticidade, integridade, entre outras garantias, de documentos eletrônicos, transações, acesso a recursos, etc.

No mundo acadêmico a utilização de ICP vem crescendo. A intranet da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) se baseia no Lotus Notes, que já vem com muitos recursos de segurança embutidos, inclusive uma ICP proprietária. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) já tem uma Autoridade Certificadora Raiz e várias ACs intermediárias emitindo certificados para quem tem endereço de correio eletrônico no domínio @ufsc.br e diversos outros serviços.

A gerente de projetos da RNP explicou o objetivo de se criar uma infra-estrutura de chaves públicas para a área acadêmica. ?Existem procedimentos internos da gestão das universidades que podem se beneficiar desses certificados sem valor jurídico?, explicou. A infra-estrutura, segundo Iara, também tem a vantagem de deixar servidores web e redes privadas virtuais (VPNs) mais seguros. E o uso da ICP-EDU também servirá para disseminar a tecnologia de certificação entre alunos e professores.

Iara informou ainda que, como resultado do Grupo de Trabalho ICP-EDU, foi desenvolvido um hardware criptográfico pra armazenar chaves privadas. Segunda ela, a expectativa é de que, até o fim do ano, o serviço piloto esteja em funcionamento na UFSC, UFMG e Universidade Fluminense (UFF), Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCT) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.