Segurança em impressão: já parou para pensar nisso?

0

Todas as empresas possuem informações confidenciais que precisam ser protegidas. Sejam dados de vendas, planos de introdução de novos produtos que podem chegar às mãos dos concorrentes ou simplesmente informações pessoais dos funcionários, que devem ser acessíveis somente a pessoas autorizadas.

Diversas companhias estão aumentando o nível de segurança das suas infra-estruturas de TI, suas redes e até mesmo de suas instalações físicas, cumprindo, inclusive, requisitos da legislação, que exigem que as empresas protejam suas informações, com severas punições previstas para quem falhar nesta tarefa.

Porém, normalmente uma área é completamente negligenciada, a de imagem e impressão.

Atualmente, impressoras, multifuncionais, scanners e outros dispositivos de imagem e impressão possuem funções tradicionalmente encontradas em computadores. Podem agora processar informações, conectar-se à rede e transportar dados.

Refletindo então sobre o assunto, as preocupações são muitas, como: definir o escopo de uma estratégia de segurança para imagem e impressão e como implementá-la; atender aos requerimentos de conformidade da indústria, a habilidade de capturar e direcionar documentos seguramente por meio da rede; e controlar as vulnerabilidades associadas a senhas e protocolos que podem potencialmente servir como ponto de entrada de ataques a rede.

Além dessas, como evitar que documentos fiquem abandonados nas impressoras, impedir que sejam interceptados na rede ou ainda que informações confidenciais sejam perdidas no caso de roubo dos equipamentos?

É fundamental que a companhia possa contar com um bom software de gerenciamento de impressão de rede que, além de monitorar e gerenciar o ambiente de imagem e impressão, o proteja contra acessos indesejados.

Neste contexto, existem diversas ferramentas que se implantadas, eliminam os riscos já apresentados. No caminho entre o PC e uma impressora, as informações podem ser protegidas por criptografia e na impressora podem ser protegidas com recursos como ?secure disk erase?, que permite que o administrador da rede apague os documentos gravados no disco e que níveis de segurança sejam definidos para impedir o acesso dos dados por pessoas não autorizadas.

Senhas nos dispositivos de imagem e impressão possibilitam que os documentos sejam somente impressos na presença do usuário que os enviou, evitando assim que fiquem ?abandonados?. E a lista de ferramentas não para por aqui!

Fica claro que os perigos são reais e que todas as empresas devem ter uma estratégia de segurança para imagem e impressão.

Após esta leitura, você já pode responder sim à pergunta que dá nome a este artigo. O próximo passo é agir!

Hans Schröter , gerente de desenvolvimento de mercado para Imagem e Impressão da HP Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.