As negociações do Facebook para a compra do aplicativo de trânsito Waze foram por água abaixo. Segundo pessoas próximas ao assunto informaram ao blog de tecnologia All Things Digital, a rede social não vai mais adquirir a startup, já que as empresas não chegaram a um acordo sobre a transferência da equipe da Waze, localizada em Israel, para os Estados Unidos, onde está instalada a sede do Facebook.
As empresas negociavam há meses pelo valor de aproximadamente US$ 1 bilhão. Boatos recentes indicam que o Google e a Apple também fizeram ofertas de compra à empresa, mas durante conferência da fabricante do iPhone na última terça-feira, 28, o CEO Tim Cook negou ter feito uma oferta à startup.
Ainda se especula que as empresas podem negociar termos que satisfaçam ambas, já que a aquisição seria positiva para os negócios das duas empresas. Hoje, o Facebook perde para concorrentes por não oferecer nenhum serviço de mapas, além disso, a incorporação permitiria ampliar sua oferta móvel. Já a Waze se encaixa mais no perfil da rede social por ter sido uma plataforma construída como aplicativo social, e o nada melhor que o Facebook, uma das mídias sociais mais utilizadas no mundo, para alavancar seu serviço.
O blog entrou em contato com as empresas, mas não obteve resposta.