Edenred Brasil divulga crescimento de 16,7% em sua receita operacional

0

A Edenred, especialista em soluções de pagamentos que, no Brasil, detém as marcas Ticket, Ticket Log, Repom, Edenred Pay e Punto, registrou crescimento de 16,7% no Brasil em 2022. Se considerado apenas o quarto trimestre do ano passado, o incremento foi de 16.5% ante o período anterior. Com o resultado, a Edenred Brasil manteve o crescimento de dois dígitos registrado nos últimos anos.

Com 500 mil comerciantes credenciados, 130 mil empresas-clientes e 8,3 milhões de usuários de suas soluções, o Brasil é uma das principais operações do grupo francês.

"Estamos em crescimento acelerado desde 2021 e a diversificação dos negócios foi fundamental para esse resultado. Em 2022, anunciamos novas soluções no portfólio das marcas de Benefícios ao Trabalhador e incrementamos a área de Frota e Mobilidade com aquisições e grandes investimentos em inovação", comenta Gilles Coccoli, Presidente da Edenred Brasil e Chief Operating Officer (COO) de Soluções de Pagamento & Novos Mercados do Grupo.

Performance

A linha de negócios de Benefícios ao Trabalhador, que inclui também a operação brasileira da Ticket, apresentou crescimento no desempenho global de 17.8%, base like-for-like, durante 2022, no comparativo com o ano anterior.

A principal novidade da marca no período foi o lançamento do Ticket Super Flex, produto multibenefícios com saldos de restaurante, alimentação, home office, bem-estar e educação, que atende às novas necessidades de empresas e trabalhadores, considerando modelos de trabalho totalmente ou parcialmente remotos. A parceria com o Itaú Unibanco, que em 2019 adquiriu uma participação na Ticket e passou a oferecer aos clientes PME os serviços da marca, também possui crescente contribuição no desempenho da área.

Na linha de negócio Frota e Mobilidade, a Edenred registrou no mundo um crescimento de 23.5% (like-for-like) ante o ano de 2021. Os resultados refletem a estratégia que o Grupo de ir além do combustível, com soluções inovadoras de manutenção e pedágio, cada vez mais importantes para gestores de frota.

Sobre a operação brasileira, o grande anúncio da Edenred Brasil no ano foi a aquisição do controle acionário da Greenpass, startup emissora de soluções de pedágio eletrônico no Brasil, que ampliará aos clientes a experiência de um pagamento simples e digital nas praças de pedágio em todo o país, bem como em uma rede de 130 estacionamentos.

Outra grande novidade do Grupo no período foi o lançamento do "Move for Good", o programa global de sustentabilidade da Edenred que apoia as empresas na transição para uma mobilidade de baixo carbono, por meio de soluções de mobilidade capazes de ajudar a diminuir o impacto ambiental de suas frotas, sem deixar de lado os resultados dos negócios.

É composto por 4 pilares que permeiam todas as iniciativas: Conscientizar, incentivando uma cultura que promova a mobilidade sustentável, direcionando os consumidores para uma mudança de comportamento; Reduzir e Evitar, que encoraja melhores práticas de gestão de frotas e a adoção de uma mobilidade com menor impacto ambiental.

Compensar as emissões de carbono remanescentes, relativas aos abastecimentos, por meio de projetos certificados e Preservar, que apoia os projetos locais de biodiversidade e de recuperação de áreas degradadas. Realizada em parceria com a PDI Technologies, investe em projetos que atendem metodologias reconhecidas internacionalmente como a VCS e Gold Standard, e conta com auditoria de qualidade anual da EY – umas das maiores empresas de auditoria independente do mundo.

Também em 2022, o pilar global de Soluções Complementares ganhou uma nova operação com o lançamento da Punto e a consequente entrada da Edenred Brasil no mercado de maquininhas de pagamento. Trata-se de uma plataforma inteligente de solução e gestão de pagamentos para estabelecimentos comerciais que adere às principais bandeiras do mercado. São aceitos pagamentos por tarja magnética, chip, aproximação (Contactless), QR Code e carteiras digitais.

A linha de negócio também conta com a marca brasileira Edenred Pay, que em 2022 reforçou seu reposicionamento no mercado, que vai além do universo pré-pago e conta com soluções digitais personalizadas, no formato white label (que utilizam a tecnologia desenvolvida pela Edenred, mas dispõem de marca própria) e soluções pré-formatadas, como o Pagamentos Edenred – solução para pagamento de compensações, auxílios e comissões – e o Empresarial Edenred – para a gestão digital de despesas corporativas, como gastos do dia a dia e reembolsos. Durante 2022, a área de Soluções Complementares teve um crescimento de 16.9% (like-for-like) no mundo, em comparação com o período anterior.

Como Grupo, a operação global cresceu 19,2% (like-for-like) em receita operacional em 2022 e alcançou mais de € 2 bilhões em receita total.

Novo plano estratégico global

Outro grande anúncio da Edenred em 2022 foi o novo plano estratégico do Grupo, chamado Beyond ("Além", em português), com vigência até 2025. O objetivo é dar escala a sua plataforma feita para agregar, orquestrar e distribuir um número sempre em crescimento de soluções B2B2C; expandir em mercados endereçáveis de forma significativa; e promover um modelo de negócios ainda mais eficiente, construído com foco na conquista de novos canais de vendas, engajamento de seus milhões de usuários e nas oportunidades de monetização que cresceram, por conta do poder do uso de dados. Tudo isso potencializado pela aceleração de macrotendências que a Edenred pretende capitalizar com seu portfólio de soluções.

"Nosso novo plano estratégico é uma resposta ao novo paradigma de hoje moldado por uma mudança disruptiva nos hábitos de trabalho, na transição energética e na crescente digitalização da economia. Sendo a plataforma para as pessoas no mundo do trabalho, procuramos nos afirmar, cada vez mais, como um player responsável, promovendo soluções social, econômica e ambientalmente virtuosas", afirma Bertrand Dumazy, Presidente e CEO da Edenred. "Nossas soluções criam poder de compra para trabalhadores e fornecem às empresas ferramentas para aumentar o engajamento dos seus times. Incentivam a alimentação saudável e apoiam os atores econômicos na transição para formas de deslocamento mais limpas. Além disso, geram negócios para nossos comerciantes parceiros e impulsionam maior eficiência para os negócios. Com base neste plano, podemos apontar para uma receita total de cerca de € 5 bilhões até 2030", completa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.