Qualcomm impulsiona conectividade no setor de utilities

0

A Qualcomm Serviços de Telecomunicações está impulsionando a conectividade no ecossistema de Internet das Coisas (IoT), para o segmento de concessionárias de energia, por meio da oferta de modems 5G NTN (Non-Terrestrial Networks). Segundo a fabricante, as soluções serão adotadas, ainda em 2024, por importantes desenvolvedores de dispositivos do setor.

Segundo a fabricante, os modems IoT-NTN possuem grande aplicação para sensores IoT para monitoramento e proteção de redes elétricas usando tecnologia totalmente padrão NTN segundo as especificações de 3GPP.

Nas áreas urbanas, onde já existe conectividade terrestre através de redes 4G/5G públicas e/ou privadas, a conectividade NTN adiciona confiabilidade para o sistema elétrico por oferecer uma alternativa no caso de perda de conectividade das redes terrestres. Por outro lado, nas áreas rurais sem conectividades, a NTN permitirá a telemetria e supervisão para milhões de itens das concessionárias de energia que hoje tem pouca ou nenhuma conectividade.

A M2M Telemetria será um dos fabricantes a lançar a solução com conectividade hibrida (terrestre e satelital), tendo dispositivos já preparados para os testes fim a fim. Os modems 9205S serão utilizados em medidores de energia (que fazem leitura remota) e dispositivos para telegestão de luminárias.

Entre os fabricantes de tecnologia que também estão desenvolvendo dispositivos IoT, sensores e cartões de comunicação para medidores e religadores de média tensão, com as soluções de conectividade 5G IoT-NTN, com lançamentos previstos a partir do último trimestre de 2024, estão a HART BR, Tecsys, Novus e Constanta.

"O Grupo Constanta está usando os modems da Qualcomm Technologies para trazer inovações que integram conectividade terrestre e satelital, que serão implementadas em dispositivos de telemetria de ponta e sistemas de gestão remota, direcionados a setores críticos como energia, agronegócios e iluminação pública", afirma Roberval Tavares, CEO do Grupo Constanta.

A Neoenergia tem apoiado o desenvolvimento da tecnologia NTN no Brasil, e segundo Ricardo Leite, Superintendente de Smart Grids da empresa: "A possibilidade de oferecer supervisão, com soluções padronizadas, para a nossa infraestrutura onde a cobertura terrestre é limitada, permitirá um grande salto de eficiência e qualidade para nossos clientes, proporcionando comunicação com nossas equipes e na supervisão e controle das redes elétricas em áreas rurais", diz Leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.