Brasil está avançado na adoção do processo virtual, diz CNJ

0

O Brasil é o primeiro país do mundo a implementar o processo virtual em larga escala, com alcance em todo o judiciário, se precedentes no mundo. A afirmação é do secretário-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), juiz Sérgio Tejada, para quem o modelo brasileiro, além de inédito, gera economia para a Justiça.

Para Tejada, nenhum país avançou tanto nessa área quanto o Brasil. Ao destacar que o processo virtual representa uma mudança, o secretário-geral do CNJ lembrou que a tramitação eletrônica é segura, rápida e econômica. Ele citou uma pesquisa que mostrou que o tempo médio de julgamento de um processo na Justiça brasileira gira em torno de 700 dias. ?Já nos Juizados Especiais que utilizam a tramitação eletrônica, esse tempo cai para 37 dias?, afirmou.

O secretário-geral do CNJ explicou, ainda, que a digitalização dos processos jurídicos gera uma economia para Justiça. ?No Brasil existem, hoje, 33 milhões de processos. O caderno mais simples deles, com papel, capa, clipes e carimbo, custa R$ 20. É só fazer a conta e ver a economia de recursos só nesse ponto, envolvendo papel, água e produtos químicos, entre outros?, disse, acrescentando que com o processo virtual, ?as portas da Justiça estarão abertas 24 horas por dia, sete dias por semana?.

Já o conselheiro Oscar Argollo considera que a implementação do processo eletrônico contribui para tornar a Justiça mais ágil. ?Vejo vantagens para todo mundo, principalmente para o usuário da justiça e aí se inclui o advogado?, disse o conselheiro.

Apesar disso, o conselheiro avalia que a resistência em usar o computador pode ser uma dificuldade a ser superada, principalmente pelo advogados mais antigos, os quais, segundo Argollo, ainda nutrem receito de utilizar o computador. ?Mas faço exemplo muito singelo que é nadar e andar de bicicleta. Depois que se aprende, ri do medo que tinha, porque vê que é uma coisa facílima. O mesmo vai acontecer com a máquina. Aqueles que ainda não estão afeitos o dia que ligarem a máquina e aprenderem a utilizá-la vão morrer de rir daquele medo que tinham?, disse.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.