Um investimento de US$ 120 mil em treinamentos, consultorias e na adoção de metodologias aplicadas garantiu à catarinense HBSIS, especializada em software, o nível 2 do certificado CMMI (Capability Marurity Model Integration), cujo processo de avaliação e atestação oficial foi feito pela Borland USA, órgão avaliador autorizado pela Software Engineering Institute (SEI).
Com um quadro de 140 colaboradores distribuídos pelos escritórios de Santa Catarina e São Paulo, a HBSIS tinha como objetivo, ao perseguir o nível 2 do CMMI, melhorar a qualidade dos produtos desenvolvidos, aumentar a produtividade na execução dos projetos e garantir maior precisão e eficácia no gerenciamento de cronograma.
Outra meta era o de obter melhor contínua em seis áreas consideradas estratégicas: gerenciamento de requisitos, planejamento de projetos, monitoramento e controle de projetos, medição e análise, garantia da qualidade do processo e do produto, e gerenciamento de configuração.
De acordo com o consultor em processos e qualidade para o Departamento de Engenharia de Software e Qualidade da HBSIS, Walter Serra, outros US$ 120 mil estão previstos para garantir a escalada de mais um degrau na escala do CMMI. O próximo passo da empresa é obter o nível 4 do CMMI.
?Para atingirmos esse objetivo vamos direcionar esforços para outras treze áreas de processos da companhia?, revela.