A Wappa anunciou nesta quinta-feira, 29/6, em parceria com a Vivo, o lançamento de um POS (terminal ponto-de-venda) que funciona em um aparelho celular, destinado ao pagamento de benefícios em estabelecimentos comerciais associados ao sistema da empresa.
O associado terá de pagar o pacote de dados para operadora, cujo valor mínimo é RS$ 74,90 por mês. O aparelho celular será cedido em comodato. Segundo Luiz Peduti, diretor presidente da Wappa, com essa taxa o estabelecimento comercial pode realizar mais de 20 mil transações e não precisa investir num POS tradicional, cujo custo de aquisição está por volta de US$ 700,00.
A solução, desenvolvida em conjunto com a Qualcomm e Eversytems, demandou RS$ 1 milhão em investimentos totais, desde sua concepção até o lançamento comercial, afirma Peduti.
O celular, que se torna um POS móvel, contará ainda com funcionalidades tradicionais de telefone, serviços SMS e MMS, para uso do estabelecimento comercial. ?Este é dos grandes trunfos dos POS Mobile, seu imenso potencial para convergir todas as tecnologias de meio de pagamento em um aparelho?, complementa.
O aparelho está programa inicialmente para receber pagamentos de benefícios como vale-refeição, alimentação e combustível, mas é compatível com outros serviços tradicionais de POS. A empresa já planeja oferecer a solução para recarga de celulares pré-pagos, pagamento de premiação, entre outras.
Peduti disse ainda que em cerca de dois a três meses, as operadoras TIM e Claro estarão ofertando a solução. A Nextel também oferecerá, em breve, um serviço destinado ao gerenciamento de frotas de motoboys.
Ele não estima potencial de mercado, pois segundo ele, a própria solução tradicional de administração de benefícios entrou em operação regular em março último. ?Apesar de a empresa ter iniciado as operações em julho do ano passado, tivemos problemas com tempo de resposta da transação com SMS junto às operadoras. Agora a mensagem SMS é reconhecida e processada imediatamente, e não fica na fila como as demais?, explicou.
A Wappa conquistou nesse período 16 clientes, como Laboratório Delboni e Auriemo, Citibank e Rio Bravo, cliente do serviço Wappa Táxi.