Mais quatro escolas municipais de Porto Alegre estão conectadas à rede digital de telefonia municipal (RDTM), administrada pela Procempa, a companhia de processamento de dados da capital gaúcha. Com a adesão das instituições de ensino da zona Sul da capital já são 86 prédios interligados pela RDTM.
De acordo com o diretor-presidente da Procempa, André Imar Kulczynski, até o fim do ano, a RDTM estará implementada em todas as sedes dos órgãos da Prefeitura. "A RDTM se expande mês a mês e é viabilizada por meio da Infovia, nossa rede de fibra óptica de 323 quilômetros", ressaltou.
A RDTM, segundo ele, gera aos cofres da Prefeitura de Porto alegre uma economia anual de R$ 7,2 milhões, pois permite que os servidores realizem ligações gratuitas entre as secretarias, discando apenas o ramal desejado, e ligações externas com custos, em média, 60 a 70% menores. ?Além disso, todos os telefonemas destinados a números fixos e de celular são encaminhadas ao leilão diário da rede, que escolhe a menor tarifa do dia oferecida pelas seis operadoras contratadas pela Procempa que atuam no sistema.?