BB amplia capacidade da central de atendimento ao cliente

0

O Banco do Brasil se prepara para realizar a ampliação do seu serviço de atendimento ao cliente, que será aumentado das atuais 3,5 mil URAs (Unidades de Resposta Audível) para 6 mil. Essas novas URAs, que antes estavam distribuídas em 29 sites diferentes, agora serão consolidadas em quatro unidades nas cidades de São Paulo, Salvador, São José dos Pinhais, no Paraná, e Rio de Janeiro, para atender uma carteira atual de 30 milhões de clientes e uma previsão de 35 milhões de chamadas por mês.
A informação é de Reinaldo Guimarães Brabo Ferreira, gerente da área de Distribuição e de Canais de Varejo do Banco do Brasil, que participou do 4º Seminário de Call Center + CRM 2009, que aconteceu na semana passada em São Paulo, promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME e organizado pela Converge Comunicações.
Segundo o executivo, essa expansão prevê as aquisições feitas pelo banco, como o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), mas não a Nossa Caixa, cujo projeto de integração só começará a partir de 2010.
A central de atendimento do BB apresenta números superlativos. De 2005 para 2008 o número de ligações recebidas foi de 104 milhões para 205 milhões e tem projeção de crescimento de 30% neste ano, atingindo 266 milhões de ligações. No ano passado, esse volume de atendimentos foi responsável pela concretização de R$ 4,5 bilhões em negócios fechados pela central. Além disso, 190 milhões de ligações foram receptivas e 15 milhões de ativas. O atendimento humano esteve presente em 49 milhões dessas ligações. "O índice de retenção da URAs foi de mais de 80% das ligações", explica Ferreira.
Das mais de 3 mil URAS existentes 410 são IP, 770 são reservadas para ligações ativas e 2.640 contam com gravação simultânea. O sistema de telefonia é da Alcatel, com gravadores Verint e discadores Genesys, que faz a integração com o atendimento humano. Essa estrutura está ligada a um data center, que suporta toda a operação. Desse total de posições de atendimento (PAs), 25 estão reservadas para a Ouvidoria, que funciona em Brasília.
Outra característica importante da central de atendimento do Banco do Brasil é que todas as PAs usam sistema operacional Linux com navegador Firefox, o que diminuiu o custo com licenças de software proprietário.
Ela é responsável inclusive pelo atendimento dos clientes do Banco do Brasil em Portugal e no Japão. Em Portugal as chamadas telefônicas oriundas da rede pública (PSTU) são entregues no país via WorldNet, que distribuiu as chamadas para o atendimento humano na central localizada em São Paulo. No Japão as chamadas via PSTU são entregues à empresa Brastel, que recebe a ligação no Japão e envia ao Brasil via Embratel, a qual, por sua vez, encaminha ao PABX/DAC da unidade de São Paulo, que oferece a opção mais indicada àquele cliente. Todo o trafégo entre a central de São Paulo e o data center em Brasília é feito pelas redes WorldNet e Remus.
Para atender as exigências da Lei do SAC o BB criou um novo número de atendimento para o Serviço de Atendimento ao Consumidor, com atendimento humano no primeiro menu da URA. Ele faz o direcionamento inteligente das chamadas pela operadora de telefonia, distribuindo o serviço para atendentes especializados.
Outra novidade na área de atendimento é o BB Digital, um canal virtual com os recursos de URA, telefone e internet, para que o cliente na precise ir à agência e ter um horário de atendimento estendido, das 9h às 20h, onde existe também a opção de falar com um atendente ou um gerente de contas. Esse serviço usa as PAs da unidade de São Paulo.
Para as ligações ativas, o BB usa dados do sistema corporativo (COC, CACs), que geram listas de campanhas ou cobrança para abordagem aos clientes através do discador preditivo. "O sistema de CRM do banco é um aplicativo próprio. A gestão das campanhas é tratada pelo software E-Piphany, que interage com os dados do nosso sistema corporativo para geração de listas com melhor qualidade para as abordagens ativas", conclui Ferreira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.