Demissões na Oi serão discutidas na Câmara

0

As demissões feitas pela Oi após a compra da Brasil Telecom serão discutidas em audiência pública que será realizada na quarta-feira, 1º, na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados. A audiência foi sugerida pelo deputado Luiz Carlos Busato (PTB-RS), que quer esclarecimentos sobre a situação dos empregados da empresa.
Em abril, a Oi demitiu cerca de 500 funcionários, principalmente das áreas de mercado e de vendas, sob a alegação de que se tratava de uma reestruturação em razão da compra da Brasil Telecom. Em fevereiro, logo após a conclusão do negócio, a empresa já teria eliminado cerca de 400 cargos de gerência.
Segundo nota divulgada pela Oi, os demitidos terão o seguro de vida e o plano de saúde mantidos até o fim do ano. Também terão o apoio, por um ano, de consultoria para recolocação profissional.
A operadora anunciou, ainda, que os demitidos receberão uma indenização de 0,3 salário para cada ano de trabalho na empresa, com piso de 1,5 salário e teto de 6 salários. Além disso, afirmou que cerca de 20% dos demitidos serão inseridos no plano de aposentadoria incentivada criado pela empresa em fevereiro. Nesse caso, a indenização é de 0,4 salário para cada ano trabalhado na empresa, com limite de 12 salários.
As demissões teriam ocorrido principalmente em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Brasília. Estimativas de entidades sindicais apontam que o número de demissões na empresa poderá chegar de 3 mil a 5 mil, de um total de 15 mil empregados.
Entre os convidados a participar do debate estão o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o presidente da Oi, Luiz Eduardo Falco, e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Mota Sardenberg. As informações são da Agência Câmara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.