A IBM lança no Brasil um projeto de certificações que visa atender às necessidades do mercado em obter mão-de-obra capacitada em TI. O "IBM Smart Professional" envolve parceria entre universidades e empresas de diferentes regiões e deve certificar profissionais de TI e estudantes em produtos de desenvolvimento de software de acordo com a necessidade de cada instituição.
O programa é estruturado em ciclos de certificação com duração média de três meses cada um. A universidade ou a empresa participante seleciona os alunos e profissionais que farão parte do ciclo. Para isso, elas escolhem um projeto de implementação de software para ser utilizado como escopo do estudo, que leva em consideração as demandas de cada região. A capacitação é focada na necessidade do cliente e o conhecimento adquirido pode ser aplicado imediatamente na empresa.
"Atualmente, a falta de capacitação profissional é um dos grandes inibidores na adoção de novas tecnologias. O Smart Professional terá como missão facilitar a inclusão de estudantes no mercado de trabalho com certificação IBM e auxiliar as empresas participantes do programa na certificação de seus profissionais", diz Ricardo Mansano, gerente de IDR da IBM Brasil.
O primeiro ciclo é realizado na Universidade Federal de Pernambuco, com empresas participantes como a MV Sistemas, um ISV (Independet Software Vendor) da companhia, para suprir as necessidades de novos profissionais certificados na empresa. O programa deve certificar mais de 200 profissionais e estudantes em tecnologias IBM, inclusive UML/RUP,e toda linha de produtos Rational.