Os computadores pessoais e as TVs de tela fina são os principais aparelhos eletrônicos que os brasileiros pretendem comprar nos próximos seis meses, citados por 16% dos entrevistados para pequisa da consultoria GfK. Depois desses produtos, os equipamentos mais desejados são, pela ordem, câmara digital (15%) e TV digital portátil, tocador de MP3/MP4 e DVD player (todos com 3% cada).
Segundo o levantamento, a preferência dos consumidores para a compra de produtos eletrônicos é distribuída da seguinte forma: 69% preferem adquirir em grandes lojas especializadas, 15% em hipermercados ou supermercados, 14% em pequenas lojas especializadas e 10% pela internet.
O estudo também constatou que 59% dos consumidores parcelariam a compra e 41% pagam à vista. Na divisão por classe social, verificou-se que nas classes A e B 53% preferem o pagamento parcelado, enquanto que nas classes C e D, esta porcentagem é de 63%. Com relação à idade, os mais velhos tendem a preferir o pagamento parcelado, enquanto que os mais jovens tendem a preferir o pagamento à vista.
Atualmente, os principias equipamentos que os brasileiros possuem são o celular (79%), DVD player (72%) e o computador (53%). Ainda de acordo com o estudo, 44% das pessoas detêm câmera digital e 38% têm tocador de MP3/MP4. A pesquisa apontou ainda que no caso da TV de tela fina, essa porcentagem é de 19% e de home theater, 16%. No caso de todos esses produtos, a porcentagem de pessoas que possuem eletrônicos é maior entre os homens do que entre as mulheres.
A estima pelos aparelhos eletrônicos também foi medida na pesquisa. Quando perguntados sobre qual produto eletrônico é "o maior companheiro", cuja perda ou dano seria muito sentida caso não houvesse reposição, os resultados foram: TV (44%), celular (25%), computador (20%) e rádio (10%).
Para a pesquisa, a GfK entrevistou mil pessoas com mais de 18 anos, nas cinco regiões brasileiras, em 12 capitais ou áreas metropolitanas, para avaliar a preferência dos brasileiros por produtos eletrônicos.
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