Rede de informação legislativa e jurídica entra no ar nesta terça

0

A rede de informação legislativa e jurídica LexML será lançada nesta terça-feira, 30. Sua base de dados inicial será composta de 1.284.322 dados disponíveis, a serem atualizados semanalmente.
Conforme João de Oliveira Lima, um dos principais idealizadores da rede e analista de informática legislativa, o LexML reúne informações legislativas e jurídicas em linguagem unificada, de maneira integrada e organizada, para facilitar o acesso do cidadão a consultas de seu interesse, com maior economia de tempo. "O seu diferencial com relação aos países europeus, onde o LexML já está mais avançado, é que ele promove a integração dos três poderes, com conteúdo do passado, presente e futuro", resumiu o analista.
A Comunidade de Tecnologia da Informação Aplicada ao Controle, conhecida como TI Controle, responsável pela formatação do LexML, em contato com diversos órgãos dos três poderes, viabilizou a integração entre o conhecimento de tecnologia da informação e de gestão de conteúdo, necessária para implantar o portal.
A base de dados é composta por leis, projetos de lei, decretos, normas, súmulas, acórdãos e jurisprudências, compreendendo documentos de origem legislativa e do Direito, nos níveis federal, estadual e municipal.
Vários órgãos da administração pública federal e do judiciário já aderiram ao portal. No âmbito estadual, somente a Assembleia Legislativa de Minas Gerais aderiu ao portal e, em nível municipal, apenas a Prefeitura de São Carlos. Conforme João de Oliveira Lima, a expectativa é que nos próximos meses haja grande número de adesões nesses níveis, bem como de órgãos do Executivo, especialmente os ministérios. Com informações da Agência Senado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.