Consumidor se diz inseguro para realizar pagamento via celular, diz Procon-SP

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A falta de segurança ainda é a principal barreira para a adesão maciça dos consumidores brasileiros ao uso do celular como meio de pagamento (mobile payment). Pesquisa realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor de São Paulo (Procon-SP) aponta que 75,56% dos entrevistados não consideram seguro fazer pagamentos de contas por meio do celular.
O estudo do Procon-SP foi realizado de duas formas: com entrevistas pessoais com usuários e enquete feita por mneio do site do órgão de defesa do consumidor. Quando questionados sobre o motivo de não utilizarem o celular como meio de pagamento, a falta de segurança foi citada por 66,2% dos internautas que responderam a pesquisa pela web.
O Procon-SP diz que é inegável que o mobile-payment, que já existe no Brasil, tem a função de facilitar a vida do consumidor, mas frisa que ainda existem potenciais problemas e riscos relacionados com essa modalidade de transação. "Em primeiro lugar, trata-se de transmissão de dados e senhas pessoais em um ambiente virtual portátil. Esse fato, por si só, gera expectativa de insegurança. Fraudes cada vez mais ousadas, vírus poderosos, clonagens e todos os tipos de artimanhas são criados para invadir os sistemas mais sofisticados", observa o Procon-SP.
Além disso, o órgão de proteção ao consumidor diz que as transações baseadas na troca de mensagens de texto (SMS) e via autoatendimento (central telefônica), compatíveis com praticamente todos os modelos de aparelhos, "não garantem a proteção dos dados, nem a eficiência da transmissão".

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