A Versata, fabricante norte-americana de software de tabela de preços, entrou com uma ação nesta terça-feira, 29, na Comissão Europeia, braço executivo da União Europeia, contra a SAP, na qual a acusa de práticas anticompetitivas no mercado europeu de software corporativo.
De acordo com a Versata, as duas empresas tinham "boas e estreitas relações comerciais", mas quando ela começou a representar uma concorrência séria à posição dominante da SAP, ela começou a agir para se "livrar do perigo".
A Versata acusa a multinacional alemã de se negar a fornecer informações envolvendo a interoperabilidade entre software, acabando com a aliança de negócios. Para suprir a falta da solução da companhia americana, a SAP teria copiado o software dela e passado a vendê-lo integrado com seu sistema de gestão empresarial, segundo a Versata.
Essas práticas, enfatiza a fornecedora americana, violam o artigo 102 da Comissão Europeia, que trata das boas práticas competitivas e da proteção da inovação por meio da garantia de livre competição. Ela quer que o órgão regulador bloqueie a atuação da SAP e estipule uma indenização a ser paga em razão dos prejuízos que sofreu.
- Disputa