Gartner prevê que gastos governamentais com TI crescerão 5% em 2022 

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O Gartner prevê que os gastos governamentais com TI em todo o mundo deverão totalizar US$ 565,7 bilhões em 2022, o que representa um aumento de 5% em relação a 2021. "Os últimos anos, marcados pelos duradouros desafios provocados pela pandemia, mobilizaram uma onda de atividades de transformação digital em organizações governamentais em todo o mundo", diz Daniel Snyder, diretor e Analista do Gartner. "Os governos estão executando atividades inovadoras, aproveitando a tecnologia para otimizar serviços digitais, avançar nos processos de automação e evoluir as experiências dos cidadãos."

Em 2022, os gastos governamentais com TI devem aumentar em todos os segmentos, exceto serviços internos e serviços de telecomunicações. Continuando a tendência de 2021, as ofertas software deverão registrar o crescimento mais forte em todos os segmentos em 2022. Como a modernização dos recursos legados continua sendo uma prioridade nas organizações governamentais, o crescimento nas vendas de sistemas de data center continuará a desacelerar durante o período de previsão.

Gastos governamentais mundiais de TI para 2021-2023 (em bilhões de dólares) 

Gastos em 2021  Crescimento em 2021 (%)  Gastos em 2022  Crescimento em 2022 (%)  Gastos em 2023  Crescimento em 2023 (%) 
Sistemas de Data Center 25,08 7,3 26,13 4,2 26,64 1,9
Dispositivos 37,48 13,0 37,82  0,9 37,38 -1,1
Serviços Internos 68,24 -2,1 68,18 -0,1 70,76 3,8
Serviços de TI 191,84 10,7 204,20 6,5 220,99 8,2
Serviços de Software 146,95 16,9 162,27 10,4 183,01 12,8
Serviços de Telecom 69,19 1,1 67,10 -3,0 67,19 0,1
Total  538,79  9,1  565,73  5,0  606,000  100 

Fonte: Gartner (Junho 2022)

Os governos continuam investindo em aplicações críticas, que suportam diretamente as interfaces com o usuário final, impulsionando um forte crescimento neste segmento. Os gastos com serviços de telecomunicações devem diminuir em 2022, à medida que os governos reduzem os gastos com sistemas legados caros em favor de modelos de prestação de serviços digitais.

Modelo de qualquer coisa como serviço surge à medida que o pagamento conforme o uso ganha impulso – Qualquer coisa como serviço (XaaS – ou Anything-as-a-Service, em inglês) está ganhando popularidade em organizações governamentais, pois oferece melhor retorno sobre o investimento, normalizando os gastos de TI ao longo do tempo, tornando o orçamento de TI mais previsível, evitando o acúmulo de dívida técnica. O Gartner prevê que, até 2026, a maioria dos novos investimentos em TI das agências governamentais será feita em soluções XaaS. 

"A pandemia fez com que o setor público acelerasse a adoção de soluções em Nuvem e de XaaS em um processo dedicado para a modernização da infraestrutura legada e para a implementação de novos serviços", conta Snyder. "De fato, cinquenta e quatro por cento dos CIOs governamentais que responderam à Pesquisa Gartner CIO 2022 indicaram que esperam alocar fundos adicionais na contratação de plataformas em Nuvem em 2022, enquanto 35% dizem que diminuirão os investimentos em infraestrutura legada e em tecnologias de data center locais."

Com os desafios contínuos de talentos enfrentados pelas organizações, o XaaS torna mais fácil para as organizações governamentais encontrar o talento certo por meio de modelos operacionais XaaS. Os modelos de entrega de 'qualquer coisa como serviço' exigem diferentes conjuntos de habilidades internas de TI e exigem menos da organização para desenvolver ou adquirir habilidades em tecnologias emergentes, que geralmente são difíceis de encontrar e difíceis de serem pagas pelos governos.

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