A adoção da 5G manteve seu ritmo forte no primeiro trimestre de 2023, levando à expectativa que a tecnologia celular sem fio agrega praticamente um bilhão de novas conexões por ano. Dados da Omdia e da 5G Americas, a voz da 5G e LTE para as Américas, mostram o alto nível de penetração no mercado norte-americano e, em paralelo, a construção de novas redes 5G está acelerando no mundo inteiro.
Chris Pearson, Presidente da 5G Americas, disse "Com a entrada em operação das redes 5G na América do Norte, a tecnologia está passando por um ciclo forte de adoção nos EUA e Canadá. Ao mesmo tempo, outros mercados 5G estão emergindo com o potencial de criar bilhões de novas conexões 5G. Os principais players nesse ecossistema terão um papel importante no desenvolvimento de novos recursos técnicos capazes de cumprir a promessa global da 5G".
Os dados mais recentes da Omdia mostram que entre o 4T22 e 1T23, a tecnologia 5G avançou bastante, agregando 157 milhões de novas conexões 5G no mundo inteiro. Esse ritmo de adoção sugere que a tecnologia deve crescer de maneira acelerada em 2023, e está prevista a alcançar 2 bilhões de conexões globais 5G ainda esse ano. A projeção sugere uma trajetória extraordinária com a 5G alcançando incríveis 6,8 bilhões de assinantes até o final de 2027. Destacando a escala e impacto sem precedentes da tecnologia, isso representa crescimento médio anual de aproximadamente um bilhão de conexões.
A América do Norte ainda lidera em conectividade sem fio 5G, com a demanda por novos serviços 5G ainda aumentando. Em termos regionais, a América do Norte contabilizou impressivos 133 milhões de conexões 5G e 503 milhões de conexões LTE no final do 1T23. A taxa de penetração 5G na América do Norte está crescendo paulatinamente e hoje está na faixa de 36%, agregando 14 milhões de novas conexões 5G apenas no primeiro trimestre deste ano.
Kristin Paulin, Principal Analista da Omdia, disse "As primeiras redes 5G criaram uma base sólida e hoje, as operadoras estão focadas em redes 5G independentes com o objetivo de ajudar a 5G a avançar e oferecer mais inovação. A 5G deve ser a maior tecnologia móvel da América do Norte até 2025. E nos cinco anos entre o final de 2023 e final de 2027, a Omdia está prevendo crescimento de 184% para a 5G na América do Norte e 669 milhões de assinaturas".
No 1T23, as redes 4G LTE ainda estão mostrando solidez e crescimento robusto na América Latina e Caribe. A região registrou 553 milhões de conexões 4G LTE, equivalente ao crescimento trimestral de 2.1% e 11 milhões de novas conexões LTE. Além disso, até o final de 2023 a região deve quadruplicar o número de conexões 5G para 62 milhões. Até 2027, a região deve alcançar 407 milhões de conexões 5G.
Jose Otero, Vice-Presidente da 5G Americas para a América Latina e o Caribe, disse "A 5G e LTE, tecnologias de mobilidade sem fio, estão crescendo e devem formar a base para a conectividade banda larga na região. Processos de outorga de frequências na Guatemala, Peru e Uruguai recentemente mostraram que os governos regionais pretendem ampliar a LTE e querem apoiar o crescimento da 5G em seus respectivos mercados. Com mais outorgas no futuro e dispositivos 5G mais acessíveis, a 5G se tornará uma realidade para muitos assinantes da região".
Os dados da TeleGeography e 5G Americas revelam que em termos globais, 267 redes comerciais equipadas com a tecnologia 5G já estão em operação. A 5G deve contar com 386 redes até o final deste ano e 413 até o final de 2025, indicando o forte investimento em redes 5G em várias regiões do mundo. Confere a seguir o número de redes 5G e 4G LTE em operação ate o dia 15 de junho de 2023:
5G:
• Global: 267
• América do Norte: 14
• Caribe e América Latina: 28
4G LTE:
• Global: 703
• América do Norte: 17
• Caribe e América Latina: 129
Para saber mais, conferir os gráficos estatísticos, infográficos e uma lista de redes LTE e 5G por operadora e região, visite a 5G Americas. As informações sobre assinaturas e projeções são fornecidas pela Omdia e dados sobre a implementação de redes são da 5G Americas e da TeleGeography (GlobalComm).