A Dock, empresa de tecnologia para meios de pagamentos e banking na América Latina, lançou na Febraban Tech 2023 sua solução para crédito responsável em sua plataforma Dock One. As novas opções vão permitir que empresas ofereçam um leque de produtos flexíveis e customizáveis para seus clientes, de modo a encorajar decisões financeiras melhores.
As ferramentas oferecem linhas de crédito que podem ser usadas tanto como empréstimo quanto como financiamento para compras específicas. Todas as ofertas permitem que empresas concedam a seus clientes opções de periodicidade de pagamento personalizáveis, permitindo pagar semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente. As opções foram pensadas para se adaptarem aos trabalhadores informais – hoje, 39 milhões no Brasil – e a pequenos empresários, que não recebem salário com periodicidade fixa.
"A real inclusão financeira não se estabelece sem pleno acesso ao crédito, e um crédito sustentável requer educação financeira para que as pessoas possam tomar decisões conscientes", afirma Antonio Soares, CEO da Dock. "Opções de parcelamento flexíveis, apresentadas da forma mais transparente possível, facilitam o orçamento e a compreensão das despesas. Isso faz uma enorme diferença na vida das pessoas, principalmente em países com níveis baixos de educação financeira".
Cenário
Com o comprometimento da renda do brasileiro durante a pandemia, no Brasil, o cartão de crédito se transformou em ferramenta para pagamento de contas básicas. O aumento na originação de cartões de crédito foi de 71,6%, levando o mercado a 209 milhões de cartões ativos, o dobro da população economicamente ativa no país no fim de 2022, segundo o Banco Central. O maior crescimento se deu nos bancos digitais: de 8,9 milhões de cartões em junho de 2019 para 36,5 milhões três anos depois, uma expansão de 310,1%.
Hoje, 4 em cada 10 brasileiros adultos estão inadimplentes, segundo o CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), o que tem afetado a qualidade do crédito e a rentabilidade das empresas. O cartão de crédito representa 86,6% das pendências financeiras. Soma-se à conjuntura o fato de que o Brasil tem um dos piores índices de educação financeira entre os países avaliados pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Responsabilidade compartilhada
As soluções de crédito responsável foram criadas com o objetivo de estimular uma mudança de mindset, levando clientes da Dock e seus consumidores finais a pensarem de forma mais crítica sobre seu papel no ecossistema do crédito sustentável e como evitar o superendividamento.
Além disso, vão permitir que os clientes incluam uma jornada de educação financeira em seus produtos, suprindo seus consumidores de informações para que tenham conhecimento para tomar decisões adequadas. Outra inovação é que as empresas participantes terão a opção de solicitar aos consumidores aplicar para linhas de crédito em compras específicas, e fazer o pagamento da primeira parcela no ato da compra. Ao encorajar que os clientes façam um pagamento imediato, o recurso pode ajudar a reduzir as compras por impulso e que os clientes assumam uma dívida com a qual não podem arcar.
"Vamos continuar aprimorando nossas soluções de crédito e lançaremos outras nos próximos meses, a fim de trabalharmos em parceria com negócios em toda a América Latina para levar produtos financeiros que atendam às crescentes necessidades dos consumidores e da sociedade", diz Antonio. "Nossas soluções têm como intuito empoderar os consumidores por meio do acesso ao crédito de forma sustentável, aumentando seu poder de compra e apoiando a verdadeira inclusão financeira e o crescimento econômico."
As novas ofertas de crédito da Dock são disponibilizadas por meio da plataforma Dock One na nuvem AWS, única end-to-end na América Latina que reúne soluções de emissão de cartões, digital banking, crédito, riscos e adquirência, acelerando a capacidade das empresas de oferecer serviços inovadores aos seus clientes. Com as APIs da Dock, os clientes podem usar a mesma stack de tecnologia em qualquer país em que estejam operando.