O Grupo Softplan, ecossistema de negócios MultiSaaS e transformação digital, fez a sua nona aquisição e a segunda deste ano: a empresa catarinense Refera, plataforma que conecta prestadores de serviços de manutenção residencial com inquilinos e proprietários de imóveis alugados. A solução oferece uma jornada completa de manutenção por meio de vistorias ao imóvel e integração, com o objetivo de conectar as pessoas e facilitar o trabalho por meio da tecnologia.
Com essa grande quantidade de operações, atendendo setores como construção civil, gestão pública, justiça e inteligência legal, o grupo leva eficiência, redução de custo e impacto social por meio da digitalização de serviços públicos e melhoria de processos para agilidade nos prazos da obra e área jurídica, com atuação em todos os estados do país e na Colômbia. A expectativa para 2023 é que o crescimento ultrapasse os 35% – impulsionado também por esta e por novas aquisições.
Fundada em 2020 na cidade de Florianópolis, a Refera registrou no ano passado um faturamento de R$ 6 milhões – e, de acordo com o CEO da empresa, Lucas Madalosso, em 2023 a empresa deve faturar R$ 11 milhões. A plataforma está presente em 11 estados e 75 cidades, executando em média 3.500 serviços por mês, com 100 colaboradores diretos e 3.000 mil prestadores de serviços cadastrados.
Essa nova aquisição visa seguir o modelo atual de negócio da Softplan, de promover soluções inovadoras e customizadas, mudando a vida das pessoas por meio da transformação digital, facilitando o acesso a novas tecnologias, gerando mais eficiência, segurança, inovação e conforto.
Essa facilidade que a Refera leva aos inquilinos e proprietários começa por meio do contato dos inquilinos com a imobiliária. Após o recebimento da tarefa, a empresa realiza todo o acompanhamento de manutenção do serviço de ponta a ponta, com elaboração do orçamento, execução e a garantia de um trabalho mais eficiente e rápido para o morador.
É pensando no crescimento do mercado de proptechs (property tech, do original em inglês) que a Refera enxerga um grande potencial no futuro, buscando essa integração de serviços com a vertical da Indústria da Construção da Softplan para atender além das imobiliárias, incorporadoras e construtoras – principalmente na demanda em manutenção no pós-obra, após a entrega dos empreendimentos.
A Refera chega para somar na estratégia de cobertura da cadeia da construção de ponta a ponta e passa a integrar o Ecossistema Tecnológico da Indústria da Construção, que tem o Sienge como espinha dorsal e conta também com a expertise de CV CRM, Prevision, Collabo e eCustos.
Mais de R$ 300 milhões em aquisições
Em 2022 e no primeiro semestre deste ano, o grupo realizou seis aquisições, investindo mais de R$ 300 milhões nessas empresas. A Softplan tem hoje mais de 12 mil clientes, sendo 6 mil somente na área da construção civil, além de uma equipe com mais de 2.700 colaboradores e um faturamento de R$ 586 milhões em 2022, com crescimento de 37%. Em 2023, registrou apenas no primeiro trimestre um faturamento de R$ 156 milhões, uma alta de 27% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A aquisição da Refera mostra que a companhia entra em uma nova camada do mercado imobiliário, ampliando a estratégia focada no crescimento de seu portfólio especialista na construção civil – vertical de negócios que deve atingir um faturamento de quase R$ 200 milhões neste ano e que conecta a cadeia da construção de ponta a ponta, possibilitando uma jornada completa do pré-obra ao pós-venda.
A companhia projeta ultrapassar R$ 760 milhões em faturamento neste ano e continuar crescendo na faixa de 35% ao ano nos próximos anos. Na área MultiSaaS, a companhia viu o faturamento crescer 44% neste primeiro trimestre em comparação com o mesmo período do ano passado, chegando a R$ 77 milhões.